Descubra por que o Hyundai i30 conquistou o Brasil, mesmo com seus altos e baixos, e se realmente valeu a fama que ganhou.
Hyundai i30: O nome que ainda hoje gera debates entre os entusiastas automotivos. Mas afinal, foi um sucesso legítimo ou pura enganação? Lançado no Brasil em 2009, o modelo chegou com pompa, desbancando rivais e ganhando elogios rasgados, mas não sem seus problemas. Especialistas como Felipe Hil e Gustavo Dias nos ajudaram a entender por que esse carro marcou uma geração.
O boom inesperado do Hyundai i30
Quando o Hyundai i30 foi lançado no Brasil, ele rapidamente se destacou em um mercado extremamente competitivo. Não foi só o preço acessível, variando entre R$ 54 mil e R$ 72 mil na época, que fez dele o carro mais vendido de seu segmento. O modelo coreano chegou com um pacote de opcionais bastante completo, que incluía desde sensor crepuscular a suspensão independente multilink – um verdadeiro luxo comparado aos concorrentes como Golf, Stilo e Citroën C4. O que muitos não esperavam é que o carro tinha algo mais a oferecer, e isso foi essencial para seu sucesso.
Mas por que tanto sucesso?
Apesar de ser uma marca coreana pouco conhecida na época, o Hyundai i30 superou marcas como a BMW nas propagandas – o que, embora exagerado, alimentou o desejo do consumidor brasileiro. O motor Hyundai, um 2.0 16 válvulas com 145 cavalos, também chamou a atenção. Ele não era moderno, com sua borboleta acionada por cabo e sem turbo, mas entregava uma performance satisfatória para os padrões da época.
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O segredo está nos detalhes
Além do motor Hyundai, outros detalhes contribuíram para o sucesso. As rodas aro 17 cromadas, que causaram furor na época, foram um símbolo de status. O acabamento interno com soft touch e o espaço interno generoso fizeram com que muitos o preferissem a concorrentes mais consagrados. Felipe Hil, um dos especialistas, destacou que, apesar de simples, o Hyundai i30 oferecia conforto e durabilidade surpreendentes para um carro lançado há mais de uma década.
Durabilidade ou ilusão?
Gustavo Dias, especialista automotivo, mencionou que o i30 enfrentou um teste de 60 mil km sem grandes problemas. “O carro surpreendeu pela qualidade construtiva“, afirma. O isolamento acústico, os grampos, e até o chicote elétrico foram apontados como itens que mantinham o carro sólido ao longo dos anos. Porém, nem tudo são flores. O maior pesadelo dos proprietários é a bucha da direção, que, segundo relatos, exigia reparos caros, principalmente nas concessionárias da época.
Preço e seguro
Atualmente, um Hyundai i30 de 2012 pode ser encontrado por cerca de R$ 33 mil. Um preço até atraente, mas cuidado com o seguro! Por ser um dos carros mais roubados, o valor do seguro pode chegar a 10% do preço do veículo, ou seja, em torno de R$ 3 mil. Peças originais ainda são caras e muitas vezes escassas.
Motor: O ponto decisivo?
O motor Hyundai original, com 145 cavalos, foi um dos principais atrativos. No entanto, quando a nova geração foi lançada, com um motor 1.6 mais fraco, o brilho do Hyundai i30 começou a se apagar. Muitos fãs abandonaram o modelo por sentir que a Hyundai “mexeu na galinha dos ovos de ouro”. O preço também subiu e, com isso, o i30 perdeu parte de sua competitividade no mercado brasileiro.
O Hyundai i30 ainda vale a pena? Se você está pensando em comprar um Hyundai i30 usado, vale considerar os prós e contras. Sim, ele é um carro espaçoso, confortável e com um bom motor. Mas também é um modelo que exige atenção, principalmente em relação ao consumo e à manutenção da direção. Leve sempre em consideração a avaliação de um mecânico de confiança antes de fechar negócio.
E você? Já teve um Hyundai i30? Conte-nos nos comentários! Queremos saber: foi um carro que atendeu às expectativas ou deixou a desejar?