1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Hyundai e KIA anunciam FIM da produção de SUVS a gasolina; Santa Fe e Sorento sairão do mercado até 2025
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Hyundai e KIA anunciam FIM da produção de SUVS a gasolina; Santa Fe e Sorento sairão do mercado até 2025

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/11/2023 às 16:38
Hyundai e KIA anunciam FIM da produção de SUVS a gasolina; Santa Fe e Sorento sairão do mercado até 2025
Foto: Hyundai Santa FE/Divulgação

Hyundai Santa Fe e Kia Sorento não serão mais comercializadas na Europa. Versões híbridas dos SUVs sul-coreanos acabam de chegar ao mercado e prometem cumprir as normas de sustentabilidade.

Devido à implementação de regulamentações ambientais mais severas na Europa, fabricantes como Hyundai e Kia estão se adaptando às novas exigências. Especificamente no segmento de SUVs, as renomadas marcas sul-coreanas estão revisando suas linhas de produtos. Como resultado, modelos como o Kia Sorento e o Hyundai Santa Fe, atualmente disponíveis apenas com motores a gasolina ou diesel, serão descontinuados. Essa decisão reflete o compromisso crescente das montadoras com soluções mais sustentáveis e ecologicamente corretas.

Emissões de veículos devem sair dos 80 mg/km para 60 mg/km

A partir de 2025, conforme relatos da mídia coreana, as variantes convencionais de SUVs da Kia e Hyundai serão descontinuadas no mercado europeu, dando lugar exclusivamente a modelos eletrificados, incluindo versões híbridas e plug-in híbridas. Essa transição ocorre em resposta aos novos padrões estabelecidos pelas normativas Euro 7 da União Europeia.

Segundo o regulamento Euro 7, anunciado no final do último ano, todos os veículos de passageiros comercializados na Europa a partir de 2025 deverão reduzir as emissões de óxido de nitrogênio de 80 mg/km (padrão Euro 6) para 60 mg/km.

Além disso, novos limites serão impostos para a emissão de partículas de microplásticos originadas do desgaste dos pneus. Pesquisas indicam que cada pneu pode liberar aproximadamente 4 kg de microplásticos no ambiente ao longo de sua vida útil. Quanto aos SUVs Kia Sorento e Hyundai Santa Fe, o encerramento das versões a combustão coincidirá com a mudança de geração do Kia Sorento e o facelift de meia-vida do recentemente lançado Hyundai Santa Fe.

Hyundai Santa Fe e Kia Sorento recebem motorização híbrida

O recém-revelado Kia Sorento na Coreia do Sul, nas suas versões híbrida e plug-in híbrida, apresenta um motor turbo de 1.6 litros com injeção direta de gasolina, capaz de produzir 180 cavalos de potência, e um motor elétrico de 47,7 kW. Juntos, eles geram 230 cavalos na configuração híbrida e 265 cavalos na versão plug-in híbrida.

O veículo também é equipado com um câmbio automático sequencial de seis marchas e possui tração integral (AWD). Ainda não disponível no Brasil, o Hyundai Santa Fe Hybrid 2024 utiliza o mesmo conjunto mecânico em suas versões eletrificadas. Segundo a Hyundai, o modelo atinge uma eficiência de 14,3 km/l nas versões AWD com rodas de 20 polegadas e 15,6 km/l nas versões com tração dianteira e rodas de 18 polegadas.

Vale destacar que, além da Hyundai e Kia, a Volkswagen decidiu interromper a venda de alguns de seus SUVs movidos a gasolina na Noruega a partir de 2024. Essa decisão é impulsionada pela crescente demanda por veículos elétricos e pelos incentivos governamentais à compra desses veículos, levando ao declínio progressivo dos modelos a gasolina nas ruas. Consequentemente, espera-se que todos os carros a combustão da Volkswagen sejam gradativamente retirados do mercado norueguês em um futuro próximo, conforme relatado pela mesma fonte.

Hyundai e Kia realizam avanços no mercado de elétricos

Hyundai e Kia anunciaram em outubro uma decisão significativa no mercado de veículos elétricos (EV) nos Estados Unidos: a adoção da tecnologia de carregamento da Tesla.

Com essa mudança, as duas empresas sul-coreanas se alinham a outras gigantes automobilísticas como Ford, GM e Nissan, integrando-se ao padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS). Conforme informado, os novos modelos elétricos dessas marcas virão equipados com a porta de carregamento NACS a partir do último trimestre de 2024.

Esta iniciativa, conhecida como North American Charging Standard (NACS), marca a expansão do uso dos Superchargers da Tesla para além de seus próprios veículos. A integração de outras marcas ao ecossistema de carregadores da Tesla é parte de um acordo mais amplo com o governo dos EUA, que tem como objetivo a instalação de 500 mil carregadores de EVs em todo o país até o ano de 2030, facilitando e incentivando a transição para a mobilidade elétrica.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x