1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Hyundai confirma fim do câmbio manual, freio de mão e painel analógico em carros novos; foco agora são elétricos com tecnologia e esportividade
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 3 comentários

Hyundai confirma fim do câmbio manual, freio de mão e painel analógico em carros novos; foco agora são elétricos com tecnologia e esportividade

Escrito por Ana Alice
Publicado em 11/07/2025 às 16:39
Hyundai confirma o fim do câmbio manual, freio de mão e painel analógico em seus novos carros — e isso muda tudo no setor automotivo. (Imagem: Reprodução/vrum
Hyundai confirma o fim do câmbio manual, freio de mão e painel analógico em seus novos carros — e isso muda tudo no setor automotivo. (Imagem: Reprodução/vrum
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
19 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Enquanto o mercado automotivo global avança para a digitalização total, fabricantes como a Hyundai estão decretando o fim de itens que marcaram gerações, revelando uma nova era onde o toque humano dá lugar à inteligência eletrônica.

A Hyundai anunciou que modelos novos não terão mais câmbio manual, freio de mão tradicional nem painel analógico.

A decisão é justificada pela baixa demanda, pressão por redução de emissões e economia em escala.

A montadora reforça que as versões esportivas elétricas já superaram em desempenho os carros a combustão, eliminando a necessidade de componentes clássicos.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Contexto atual do mercado automotivo

A Hyundai registrou números expressivos que mostram uma mudança estrutural no perfil dos consumidores.

Somente cerca de 30% dos compradores do Elantra N nos EUA optaram pelo câmbio manual; os demais preferiram o câmbio automatizado de sete marchas .

Conforme o site Motor1, outras marcas também estão reduzindo a oferta de modelos com câmbio manual em 2025, como o Honda Civic hatch e o Jeep Gladiator.

A consequência direta é a eliminação quase total do manual nas principais montadoras, influenciada por custos de produção, regulação de emissões e preferência por automáticos.

O porquê da eliminação dos componentes clássicos

Segundo Tyrone Johnson, diretor técnico da Hyundai Europa, “ninguém quer mais câmbio manual, freio de mão tradicional ou painel analógico” .

Ele argumenta que os freios eletrônicos e painéis digitais fazem parte das expectativas dos consumidores jovens, além de trazerem ganhos de escala na produção .

Essas tecnologias também facilitam a implementação de sistemas de assistência à condução, que dependem de integração digital total.

A migração para eletrônicos permite, ainda, o desenvolvimento de multiplicadores de torque e modos de condução customizados via software.

Câmbio manual: relicário ou diversão passageira?

A redução na oferta de manuais acompanha uma redução histórica dos amantes da condução tradicional.

Modelos híbridos e elétricos, como os esportivos Ioniq 5 N, oferecem desempenho superior aos antigos carros a combustão, com aceleração instantânea e torque máximo logo ao sair do zero .

Além disso, recursos como o N e‑shift permitem simular trocas de marcha por meio de software, com o auxílio de borboletas e som artificial, reproduzindo a sensação de dirigir um manual tradicional .

“Os EVs evoluíram em 10 anos o que os carros a gasolina fizeram em um século”, enfatiza Johnson .

Para ele, os entusiastas deverão aceitar que o câmbio manual se tornará cada vez mais exclusivo, restrito a modelos superesportivos especiais — como Ferrari Icona ou versões extremas do Ioniq N.

Freio de mão elétrico e painel digital

O freio de estacionamento eletrônico (EPB) já é padrão na maioria dos modelos da Hyundai e substitui o freio de mão por alavanca.

Ele oferece recursos modernos como auto‐hold (retenção automática em semáforos) e frenagem de emergência no caso de falha no pedal principal .

A adoção do EPB traz segurança adicional, mas também exige atenção — o modo de serviço deve ser ativado antes da manutenção de freios, para evitar danos ao sistema .

Nos painéis, os mostradores digitais substituem os analógicos tradicionais, agregando clareza na leitura e possibilidade de customização de informações.

Essa tendência é reforçada por tendências globais: praticamente todos os novos sistemas automotivos já adotam telas digitais para exibir velocímetro, rota GPS, dados do carro e modos de condução.

Impacto econômico e produção

Manter linhas de produção capazes de fabricar versões com câmbio manual e automática simultaneamente traz custos elevados — tanto em engenharia quanto em certificação de emissões .

Além disso, o número reduzido de compradores de câmbio manual inviabiliza a justificativa financeira dessas versões.

Ao eliminar peças mecânicas clássicas — como mecanismos de trava de mão e cabos de embreagem —, a Hyundai reduz custos, simplifica a montagem e diminui o peso dos veículos.

Essa racionalização apoia ainda o objetivo de cumprir padrões de emissão cada vez mais rigorosos sem repassar os custos aos consumidores.

Esportivos a combustão versus elétricos

A montadora reforça que modelos esportivos a combustão já foram superados em desempenho pelos elétricos.

O Ioniq 5 N ganhou prêmios como o Wheels Car of the Year 2024–25 na Austrália .

Estes carros fornecem acelerações de zero a 100 km/h em segundos, com resposta instantânea e modos de condução personalizados via software.

Para suprir o fator emocional de uma troca de marchas, são usados sistemas como o N e‑shift e efeitos sonoros sintéticos — para manter o envolvimento do motorista .

O que muda para o consumidor

A partir de 2025, quem comprar um Hyundai novo — exceto modelos N² com apelo esportivo — não terá como escolher câmbio manual ou freio de mão clássico.

A maioria dos compradores, especialmente das novas gerações, prefere a conveniência do automático e a interface digital .

Além disso, os sistemas modernos integram-se melhor às normas de segurança e aos recursos de assistência ao motorista.

Para quem ainda valoriza o câmbio manual, as opções ficarão restritas aos modelos N, concorrentes como Honda Civic Type R, Toyota GR Supra e alguns remanescentes nichos esportivos.

Cenário futuro e tendências

A migração para veículos elétricos acelera esse movimento.

Como ressaltado por Johnson, o câmbio manual e o freio de mão analógico pertencem ao passado — o futuro exige softwares, simulações e eletrificação.

Marcas de luxo e entusiastas, como Ferrari, podem ainda oferecer manuais em edições limitadas, mas não em modelos de série.

A tendência global mostra que, em 2025, só restarão algumas raras versões com câmbio manual — corredores cult de resistência à norma.

A Hyundai decidiu encaminhar sua linha nova de veículos para um modelo eletrônico, econômico e voltado ao futuro.

A eliminação do câmbio manual, freio de mão tradicional e painel analógico torna-se inevitável e financeiramente sensata diante da evolução do mercado.

Os elétricos esportivos — como o Ioniq 5 N — já entregam desempenho superior e prometem satisfazer motoristas sensíveis a trocas de marcha via software.

Para quem ainda valoriza a experiência mecânica, restam poucas opções limitadas ou produtos de nicho.

A tendência que se confirma é: o passado será apenas lembrança das gerações que vieram antes.

Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Samir
Samir
13/07/2025 13:28

Claro o manual não gera manutenção como o automático, tudo no automático e mais caro e requer mais manutenção

Sábio
Sábio
Em resposta a  Samir
14/07/2025 03:27

Falou **** ****! O cambio automático convencional atual, não requer manutenção nenhuma.

André
André
13/07/2025 12:49

Texto muito repetitivo.

Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x