Em uma jogada audaciosa, a Hydro Paragominas aposta na eletrificação de sua frota para reduzir a pegada de carbono
A Hydro Paragominas recentemente incorporou 10 veículos elétricos à sua frota, substituindo os modelos convencionais movidos a diesel. Essa transformação reflete uma redução impressionante de 119.658 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 1.660 árvores em cinco anos. Com autonomia de 198 km por carga, esses veículos circulam predominantemente dentro da unidade, proporcionando suporte sustentável às operações internas. No próximo ano, serão investigadas mais oportunidades para a substituição de veículos a diesel por modelos elétricos.
A transição para veículos elétricos e seu impacto ambiental
“Esse movimento se alinha a muitas das iniciativas que estamos desenvolvendo e realça nosso compromisso com a sustentabilidade. A mudança de hoje tem um impacto significativo na sociedade que queremos para o amanhã. Veículos elétricos são muito menos poluentes que os modelos convencionais. Há um enorme potencial neste mercado e ainda há muito para ser desenvolvido em termos de tecnologia. Queremos fazer parte dessas mudanças, e por isso estamos investindo nessa área”, analisa Eduardo Pedras, gerente de contratos da Hydro Paragominas.
A eletrificação de veículos é uma tendência global inegável. Nações da Europa Ocidental já estabeleceram prazos curtos para eliminar os motores à combustão de suas frotas. Mesmo que de maneira indireta, o movimento está começando a influenciar o Brasil, que passa a se acostumar com a tecnologia e a receber um número crescente de modelos totalmente elétricos importados.
- Gerdau Brilha no Índice Caliber de Reputação Corporativa no Brasil
- Comgás conquista prêmio de Inovação em Experiência do Cliente na ABT.
- Tirreno Revoluciona com Lançamento do Primeiro Aditivo Dex-Cool Orgânico na América do Sul!
- Carreiras empolgantes na Tecnofine do Brasil: oportunidades onshore e offshore em Macaé!
A redução das emissões de CO2 e as medidas adotadas pela Hydro
Conforme o Conselho Internacional de Transporte Limpo, veículos elétricos com baterias de tamanho médio emitem entre 60% e 80% menos carbono do que veículos a combustão ao longo de suas vidas úteis. No Brasil, onde 85% da eletricidade vem de fontes renováveis e limpas como hidrelétricas, o uso de um carro elétrico por dez anos emitiria apenas 17,6 toneladas de CO2.
Em linha com a estratégia de descarbonização da Hydro até 2030, outra medida é a alteração no contrato de aluguel de veículos leves, substituindo 50% da frota movida a diesel por veículos a etanol. “Com essa iniciativa, também teremos uma redução nas emissões TCO², que será de 2.877 TCO², o que corresponde a 7.860 árvores plantadas”, salienta Eduardo.
Outra ação recente da empresa para fortalecer seu compromisso com as metas de redução e neutralização de emissões de carbono foi a adesão ao Pacto pelo Clima, parte integrante do projeto Paragoclima da prefeitura de Paragominas. Este projeto, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Paragominas, tem como objetivo principal zerar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em um prazo de sete anos, até 2030, em colaboração com líderes e atores sociais, instituições públicas e privadas, comprometidos em criar políticas públicas para combater as mudanças climáticas.