Hub de Hidrogênio Verde integra Grupo de Estudos que pretende desenvolver a implementação de novas tecnologias no estado.
O Ceará pretende ser uma referência sustentável e pretende se tornar um importante Hub de hidrogênio verde, com foco na produção e exportação. A tecnologia inovadora de produção de energia é obtida através do hidrogênio, conhecido por ser uma fonte renovável e sem emissão de carbono.
Dessa forma, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que integra a Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiu o apoio do Governo do Estado e irá conduzir, através de um grupo de estudos, a implementação do HUB no estado. Dessa forma, o estado será referência de liderança no desenvolvimento da tecnologia de HUB de hidrogênio verde na região. Sendo assim, o grupo de estudos servirá para aprofundar estudos, além de elaborar estratégias de atração de investidores para o HUB.
Em nota, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, aponta que o Ceará vive um momento histórico com o movimento, que marcará o início da produção de hidrogênio verde no estado. Além disso, ele acredita que o HUB de hidrogênio verde será capaz de mudar a indústria, a economia e até mesmo o perfil socioeconômico do estado. Sendo assim, toda a base industrial de muitos países já está sendo alterada, não só para a produção de energia, mas também para transportes ferroviários, rodoviários, marítimos e aéreo, que já usam o hidrogênio verde para funcionar. Portanto, o estado que conta com uma grande capacidade de geração, poderá se tornar um grande produtor mundial.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
HUB de hidrogenio verde tem investimentos superiores a US$22 bilhões no Ceará
Ainda de acordo com Ricardo Cavalcanti, até o momento foram assinados 22 Memorandos de Entendimento com o Estado do Ceará, projetos estes que buscam desenvolver projetos de hidrogênio verde no Complexo de Pecém. Ao todo, os empreendimentos já anunciados ultrapassam a margem de 22 bilhões de dólares. Dessa forma, Jurandir Picanço, consultor de energia da FIEC, afirma que a instituição está empenhada em apoiar todas as iniciativas relacionadas ao hidrogênio verde no Estado do Ceará, e já vem desenvolvendo ações de capacitação no SENAI, oferecendo informações estratégicas no Observatório da Indústria, além de direcionar seu Núcleo de Energia para apoio empresários do setor.
Ainda segundo o consultor, o Ceará só tende a ganhar estando na vanguarda da implementação do projeto, e afirma que o Porto do Pecém, um grande patrimônio econômico cearense, deverá se transformar num grande polo de produção de hidrogênio verde no futuro. Para ele, o projeto vai permitir um importante impacto na economia do Ceará, garantindo o crescimento econômico e social do estado, especialmente pela geração de emprego e renda dessa nova cadeia produtiva.
Hoje, o Ceará possui algumas vantagens competitivas que favorecem a produção do hidrogênio verde. Uma delas é o seu potencial de energia eólica e solar, no qual o estado já é referência, além de possuir uma localização geográfica estratégica, por ser o ponto mais próximo da Europa.