1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Huawei vira o jogo e ameaça o império da Apple na China: celulares premium conquistam o público e deixam a rival em situação crítica!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Huawei vira o jogo e ameaça o império da Apple na China: celulares premium conquistam o público e deixam a rival em situação crítica!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/12/2024 às 09:08
Huawei vira o jogo e ameaça o império da Apple na China: celulares premium conquistam o público e deixam a rival em situação crítica!
Imagem gerada por IA

Huawei desbanca Apple e retorna ao mercado com celulares premium. Saiba como a marca chinesa promete dar a volta por cima e superar a Apple em vendas.

Huawei desbanca Apple com um retorno triunfal para o mercado de celulares premium. A recente apresentação do Mate 70 foi mais um sinal da ambição de uma fabricante que parecia condenada, mas que virou o jogo de forma espetacular. Os novos topos de linha, juntos com o dobrável Mate X6, destacam-se pelo design e especificações notáveis. 

Huawei desbanca Apple com a chegada do seu novo sistema operacional

Os celulares premium contarão com painel OLED, a bateria de 5.300 mAh e um novo conjunto de câmeras que prometem muito. Contudo, a grande diferença está em outro lugar.

O novo sistema operacional desses terminais, chamado de HarmonyOS NEXT, diz adeus à dependência do Android. Ou seja, a Huawei separa assim definitivamente o seu caminho da Google, o que é uma verdadeira virada de rumo para o futuro de seus smartphones.

Tudo começou com o Mate 60 Pro. Essa versão sucedeu o polêmico Mate 60 que tanto chamou a atenção no último ano. Os analistas não entenderam bem como a Huawei conseguiu um chip avançado para estes terminais tendo em vista as restrições do conflito comercial entre os EUA e a China no setor tecnológico.

A Huawei vs Apple e o novo Mate 70 fortaleceu o destaque da marca como referência na gama topo de linha na China. Segundo a CNN, a participação de mercado da empresa em celulares premium acima de US$ 600 passou de 11% no terceiro trimestre de 2022 para 33% no mesmo período de 2024.

Entenda melhor o retorno da marca com os celulares premium

Desta forma, a Huawei, que dominava esse setor na China, contudo, nesse mesmo período a sua situação foi no sentido contrário. Sua porcentagem antes era de 72% no terceiro trimestre de 2022, e no mesmo período de 2024 é de 52%. Ainda é uma cota ótima, mas se esse ritmo continuar, o domínio da maçã pode mudar drasticamente nos próximos anos.

O que está acontecendo com a Huawei deve-se fundamentalmente ao seu sucesso na China, onde a marca aparentemente se tornou um verdadeiro caso de superação nacional. O veto da Google imposto em 2019 parecia significar a morte de uma divisão de smartphones, mas a empresa conseguiu reverter a situação, se concentrando no mercado chinês e libertando-se das dependências que antes a vinculavam às empresas americanas. O resultado é visível e a marca volta a brilhar nos celulares premium, pelo menos na China.

Novo sistema operacional pode rodar apps do Android

Lançado com a proposta de ser um sistema operacional totalmente independente do Android, o HarmonyOS Next chamou atenção do público após executar aplicativos do sistema rival. Conforme relatórios de usuários beta, apesar de possuir uma linguagem totalmente única e uma série de diferenças em relação ao Android do Google, o lançamento de um emulador mudou completamente o cenário.

Listado na loja AppGallery, o “EzsyAbroad” é um emulador de Android que permite instalar qualquer aplicativo do sistema dentro do HarmonyOS Next. A novidade foi descoberta neste fim de semana.

Para que tudo funcione de forma quase nativa, o app possui um contêiner separado para aplicativos Android. Desta forma, quando o app é instalado, ele permite baixar o Youtube, Google Maps e outros por meio de uma loja específica.

Um detalhe essencial é que o emulador cria atalhos para esses apps Android na tela inicial do sistema operacional, permitindo até mesmo que eles sejam executados em segundo plano e enviem notificações como apps nativos do sistema.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Eronildo José da Silva
Eronildo José da Silva
11/12/2024 15:01

Como faço pra comprar um desse telefone

Rogério
Rogério
18/12/2024 01:50

Mas os chineses não são ****, sinônimo de decadência e pobreza?

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x