1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Huawei registra bateria de estado sólido com alcance teórico de 2.900 km e agita mercado global
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Huawei registra bateria de estado sólido com alcance teórico de 2.900 km e agita mercado global

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 05/07/2025 às 11:02
bateria de estado sólido
FOTO: Reprodução
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Huawei surpreende ao registrar bateria de estado sólido com sulfeto e autonomia teórica de 2.900 km, agitando o mercado de veículos elétricos.

A gigante chinesa Huawei surpreendeu o setor automotivo com o registro de uma nova patente de bateria de estado sólido à base de sulfeto.

O destaque está na promessa teórica de autonomia: até 2.900 km por carga. A tecnologia também prevê carregamento ultrarrápido, de 10% a 80% em menos de cinco minutos.

Patente detalha inovação com sulfeto dopado com nitrogênio

A nova bateria de estado sólido utiliza um método de dopagem de eletrólitos de sulfeto com nitrogênio. Segundo o pedido de patente, esse processo visa reduzir reações colaterais na interface de lítio, um desafio comum em baterias avançadas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A densidade energética prevista varia entre 180 e 225 Wh/lb — cerca de duas a três vezes maior que a de baterias convencionais usadas atualmente em veículos elétricos.

Apesar da divulgação do registro, a Huawei mantém os principais detalhes em segredo.

A movimentação ocorre em um cenário de forte competição global pela produção segura e em larga escala de baterias de estado sólido. A tecnologia é considerada o próximo grande salto da mobilidade elétrica.

Huawei não fabrica carros, mas colabora com montadoras

A Huawei não fabrica veículos com sua própria marca, mas vem atuando em parceria com diversas montadoras.

A empresa tem se concentrado no fornecimento de tecnologias avançadas, como sistemas inteligentes e, agora, soluções de armazenamento de energia.

A entrada da Huawei no campo das baterias chamou atenção global. Empresas como BMW, Mercedes-Benz, Volkswagen e BYD também disputam o avanço nessa área. A promessa de baterias mais leves, seguras e rápidas de carregar pode transformar o setor de veículos elétricos.

Especialistas pedem cautela com números teóricos

Apesar do entusiasmo inicial, analistas do setor lembram que os dados apresentados ainda são teóricos.

Para que a bateria alcance a autonomia prometida e o tempo de recarga divulgado, será necessário o desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento adequada, ainda inexistente comercialmente.

Mesmo assim, o anúncio elevou o nível de atenção em relação à Huawei.

A empresa já havia demonstrado interesse em materiais para baterias e, no início de 2025, registrou outra patente envolvendo a produção de eletrólitos de sulfeto.

Esse componente é considerado chave para baterias de estado sólido, embora seu custo seja alto — em alguns casos, mais caro que o ouro.

China lidera corrida global por baterias sólidas

O anúncio também fortalece o protagonismo da China no setor de veículos elétricos.

O país é líder em registro de patentes de baterias de estado sólido, com cerca de 7.600 novos registros por ano. Isso representa 36,7% da atividade global nesse campo.

A CATL, com sede na China, planeja iniciar a produção piloto de baterias híbridas de estado sólido até 2027. Entretanto, especialistas apontam que os prazos podem ser mais longos. Enquanto isso, empresas japonesas como Toyota, Panasonic e Samsung continuam investindo em soluções próprias.

A última aposta da Toyota foi um protótipo com autonomia de 1.200 km e carregamento em 10 minutos, previsto para chegar ao mercado nos próximos cinco anos.

Com a nova patente, a Huawei mostra que pretende ocupar um papel importante na próxima geração da mobilidade elétrica. Mesmo sem fabricar carros, a empresa está se posicionando entre os líderes no desenvolvimento de tecnologias que poderão redefinir o futuro do setor.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x