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Honda registrou no Brasil – no segundo semestre de 2023, moto popular que faz 55 km/l e garantia de 10 anos; se fabricada pode ser laçada por R$ 8 mil e se tornar a moto mais barata do país

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 10/05/2025 às 13:37
Atualizado em 11/05/2025 às 10:26
Honda surpreende o mercado e registra no Brasil moto popular baratinha que faz 55 km/l, equipada com injeção eletrônica e garantia de 10 anos para conquistar o coração dos Brasileiros
Nova moto Honda é registrada no Brasil com autonomia de 55 km/l e preço abaixo para conquistar o coração dos Brasileiros
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Nova moto Honda registrada no Brasil tem autonomia de 55 km/l e preço baixo que se fabricada pode ser lançada por R$ 8 mil

A líder absoluta no mercado de motocicletas no Brasil pode estar prestes a dar mais um passo importante rumo à dominação do segmento de motos populares. A Honda registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) uma nova moto Honda, semelhante ao modelo Shine 100 vendido na Índia. O destaque? Um consumo impressionante de 55 km/l, motor econômico de 100 cc e previsão de lançamento com preço estimado em R$ 8.100.

Confiara abaixo as imagens registrada pela Honda no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Nova moto da Honda chega para competir com a POP 110i

moto barata Honda, se seguir os moldes do modelo indiano, será uma nova opção de entrada da marca, posicionando-se abaixo da já conhecida POP 110i. Com linhas simples e design funcional, o projeto deve atrair consumidores que buscam economia e confiabilidade no dia a dia.

Na Índia, a Honda Shine 100 já conquistou milhares de usuários graças à sua proposta acessível e eficiente. O modelo indiano é equipado com um motor monocilíndrico de 98,95 cm³, 4 tempos, que gera 7,2 cavalos de potência e torque de 0,82 kgfm. A transmissão conta com quatro marchas, oferecendo desempenho suficiente para o uso urbano.

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Shine 100 é voltada ao público que busca custo-benefício

A Shine 100 aposta em um conjunto enxuto, mas eficiente. Freios a tambor, painel analógico e partida por pedalreforçam o apelo econômico e reduzem custos de manutenção. O peso leve do modelo é outro atrativo: são 16 kg a menos em relação à CG 160 Start. O tanque de combustível tem capacidade para 9 litros, o que, combinado com o consumo de 55 km/l, garante autonomia superior a 450 km.

Segundo o portal indiano Honda2Wheelers, a Shine 100 é voltada ao público que busca custo-benefício. Em entrevista recente, Atsushi Ogata, CEO da Honda Motorcycle & Scooter India, afirmou: “Nosso foco é oferecer soluções de mobilidade acessíveis e duráveis para o público que mais precisa. A Shine 100 é um reflexo desse compromisso.”

Lançamento ainda não confirmado, mas registro aponta forte interesse

Embora a nova moto Honda tenha sido oficialmente registrada no INPI, a empresa ainda não divulgou uma data de lançamento no mercado brasileiro. Como acontece em outros casos, o registro pode ter caráter preventivo. No entanto, o cenário atual de alta demanda por modelos econômicos sugere que a motocicleta pode chegar às lojas em breve.

Vale destacar que, na Índia, o modelo conta com 10 anos de garantia em algumas regiões — sendo 3 anos padrão e mais 7 opcionais.

Shine 100 faz até 55 km/l e promete ser sucesso no Brasil, onde o preço dos combustíveis continua elevado

Com 7,38 cv a 7.500 rpm, o motor da Shine 100 pode parecer modesto, mas surpreende na economia. É justamente esse equilíbrio entre potência e consumo que torna a moto Honda ideal para deslocamentos urbanos e trajetos curtos.

O modelo indiano já é referência entre as motos mais econômicas do mundo. Segundo o Times of India, trata-se da moto mais eficiente da Honda no país. Isso a torna uma forte candidata a repetir o sucesso no Brasil, onde o preço dos combustíveis continua elevado e o transporte individual de baixo custo ganha cada vez mais espaço.

Conforto e segurança

Mesmo com um conjunto simplificado, a nova moto Honda não deixa de lado aspectos essenciais como o conforto e a segurança. A Shine 100 conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, que ajudam a garantir estabilidade. Já o assento ergonômico e o conjunto de suspensão robusta oferecem conforto mesmo em ruas irregulares ou trajetos mais longos.

Esses detalhes fazem com que o modelo vá além do seu preço atrativo, entregando uma experiência de condução positiva, mesmo para motociclistas mais exigentes. Para quem busca um veículo confiável, econômico e funcional, a moto barata Honda promete ser uma escolha certeira.

Preço abaixo

Especialistas estimam que o valor da motocicleta fique em torno de R$ 8.100. Um preço inferior ao da Honda POP 110i, atualmente vendida a partir de R$ 9.010 (fonte: Tabela Fipe). Isso posicionaria a Shine 100 como a moto mais barata da marca no país, reforçando seu apelo entre os consumidores que buscam economia.

De acordo com Daniel Nunes, analista do setor automotivo da consultoria Bright Consulting, “a chegada de um modelo abaixo da POP 110i é estratégica para consolidar o domínio da Honda entre motociclistas iniciantes e entregadores que priorizam custo-benefício.”

Estratégia da Honda mira o público que busca mobilidade econômica

A decisão da Honda de registrar a Shine 100 no Brasil acompanha uma tendência clara do mercado: a busca por soluções mais acessíveis de mobilidade. Em um cenário onde carros populares ultrapassam R$ 60 mil e o transporte público enfrenta desafios, motocicletas de entrada ganham protagonismo.

A Shine 100 surge como um produto alinhado a esse movimento, reunindo eficiência, baixo custo e tecnologia confiável. Ainda que o modelo mantenha o padrão simples da versão indiana, seu posicionamento estratégico pode representar um divisor de águas para o segmento de entrada da marca no Brasil.

Expectativa de lançamento e possível produção nacional

Ainda não há confirmação sobre a produção local da nova motocicleta. No entanto, considerando a estrutura da Hondaem Manaus, onde já fabrica modelos como CG, Biz e POP, a adaptação da Shine 100 à linha de montagem brasileira não seria complexa.

Caso a produção nacional se concretize, a marca poderá aproveitar incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, reduzindo custos e tornando o modelo ainda mais competitivo no mercado nacional.

O que você achou da nova aposta da Honda para o mercado brasileiro? Com consumo de 55 km/l e preço abaixo dos R$ 9 mil, será que ela vai dominar as ruas? Deixe sua opinião nos comentários!

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Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

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