Após o lançamento do Ray 50, não só os usuários, mas até a própria multinacional Honda percebeu a grande semelhança com seu modelo Biz, e decidiu processar a Shineray por plágio.
No final do mês de abril deste ano, a Shineray apresentou ao mercado nacional seu novo modelo, a Ray 50, um novo ciclomotor que foi lançado a partir de R$ 8.900. O modelo contava com o sobrenome Turbo, pois, segundo a marca, ele entregaria uma potência superior à média oferecida para a categoria. Entretanto, o turbo mesmo nunca existiu. Caso tenha visto a foto do modelo da Shineray e tenha encontrado uma semelhança com uma Honda Biz, saiba que você não é o único.
Multinacional Honda processa Shineray por plágio
A Honda, assim como várias pessoas, encontrou uma grandes semelhanças das linhas e fez algo em relação a isto: processou a Shineray. Segundo informações, a japonesa teria recebido ganho de causa em segunda instância.
A Shineray ainda tem direito de entrar com recurso, entretanto o modelo Ray 50 Turbo teve suas vendas suspensas e nem aparece mais no site da empresa Contatada, a Shineray afirmou em comunicado oficial à imprensa que a Shineray do Brasil comunica que o caso com a Honda está sendo discutido judicialmente. O objetivo da japonesa e os argumentos da Shineray serão avaliados pelo Judiciário quando da prolação da sentença.
- Volkswagen T-Cross 2025 revoluciona o mercado: SUV mais vendido chega com faróis full-LED, motor turbo de 150 cv e tecnologia de ponta!
- Uma Harley Davidson dos anos 1950 foi descoberta por acaso, mas o verdadeiro prêmio surpreendeu ainda mais os sortudos
- Motor a água de 400 CV e 6.500 RPM já funciona: o fim dos combustíveis fósseis pode estar mais perto do que pensamos
- Novo carro da Chevrolet por R$ 60 mil? Mini SUV brasileiro é muito mais barato que Yaris Cross e promete abalar o mercado
A venda do modelo está suspensa. Por sua vez, a Honda foi mais detalhada em seu posicionamento. Conforme o comunicado da empresa, a Honda atua sob o princípio de justa e livre concorrência e defende o direito à propriedade intelectual como forma de gerar um ambiente de negócios que torne a inovação favorável.
Seus veículos são produzidos a partir de grandes pesquisas de desenvolvimento e baterias de testes que garantem a qualidade e segurança dos usuários ao longo do tempo de vida do produto. Quando uma peça ou modelo completo, como foi o caso da Honda Biz, é copiado, não há garantia de que passou por todos os controles exigidos.
Semelhanças entre os modelos da Honda e Shineray
Já em relação ao processo em si, a multinacional Honda afirmou que é proprietária de diversas patentes, todas registradas junto ao órgão governamental competente, incluindo o desenho industrial de motocicletas e suas peças.
A produção, oferta, publicidade, montagem, distribuição e venda de produtos que violem essas patentes de Desenho Industrial constitui um grave descumprimento da lei de propriedade intelectual vigente. Logo em seu lançamento, a Shineray Ray 50 Turbo gerou algumas polêmicas.
Além de uma clara homenagem à Honda Biz, a moto trazia Turbo no nome, mas não possuía nada que a relacionasse a isso. Na realidade, a Shineray nunca divulgou todos os detalhes técnicos da “cópia” da Honda Biz. Entre as semelhanças com o modelo da Honda, opção de acabamento em dois tons, com carenagens brancas e assento e coluna interna na em tom bege estão entre elas.
Características da Ray 50
As linhas com farol separado e piscas quase verticais no escudo, lembram muito o modelo Honda Biz. No único vídeo oficial de divulgação, foi possível notar que o painel de instrumentos também lembra muito ao da Biz 110i. O vídeo mostra ainda que a Ray 50 também possui gancho para sacolas, rodas de liga leve e freio a disco em sua dianteira.
O visível afogador no punho esquerdo mostra que o novo ciclomotor da Shineray deve ser sustentado por carburador. O vídeo promocional ainda mostra que o modelo não possui embreagem, levando a crer que se trata de uma transmissão semi-automática de 4 velocidades, também utilizada em outros modelos da Shineray, como o Jet 50, que tem capacidade de até 2,9 cavalos de potência.