Honda NXR Bros 150: análise completa da evolução da moto trail de 2003 a 2014 e dicas para compra de usados.
Desde sua estreia em 2003, a Honda NXR Bros 150 tem sido um marco importante no mercado de motos trail no Brasil. Lançada como uma atualização da Bros 125, a Bros 150 rapidamente conquistou o público devido à sua combinação de acessibilidade e versatilidade. Este artigo examina a trajetória da Honda NXR Bros 150 ao longo dos anos, destacando as principais atualizações e características de cada fase do modelo. Além disso, oferece dicas essenciais para quem considera adquirir uma moto usada, garantindo uma escolha bem-informada e satisfatória.
A introdução da Honda NXR Bros 150
A Honda NXR Bros 150 surgiu como uma alternativa econômica e versátil para os motociclistas brasileiros.
O modelo foi bem recebido devido ao seu preço acessível e ao desempenho robusto tanto em terrenos urbanos quanto em trilhas.
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
A moto manteve algumas características da Tornado 250, como o para-lama alto e o escapamento elevado, além de introduzir um banco com dois níveis de altura, o que proporcionou maior conforto e adaptabilidade.
A primeira grande atualização
Em 2005, a Honda NXR Bros 150 passou por uma significativa atualização.
A principal mudança foi a substituição do motor anterior pelo mesmo que equipava a CG 150 Titan. Esse novo motor aumentou a potência da moto de 13,5 cv para 14 cv, e o torque subiu de 1,26 kgfm para 1,36 kgfm.
Com isso, a velocidade máxima da Bros 150 chegou a 130 km/h, o que foi um destaque na época.
Além do aumento de potência, a moto se destacou pela sua economia de combustível. Com um consumo médio de 35 km/l e um tanque com capacidade para 12 litros, a autonomia da Bros 150 era de até 420 km.
Esses aspectos tornaram a moto uma opção atraente para quem buscava um veículo econômico e eficiente, tanto para a cidade quanto para o campo.
A Honda NXR Bros 150 foi disponibilizada nas versões KS (com partida por pedal), ES (com partida elétrica) e ESD (com partida elétrica e freio a disco), oferecendo opções para diferentes necessidades e preferências.
Durante os anos de 2005 a 2008, a Honda NXR Bros 150 apresentou uma série de especificações técnicas que a destacaram no mercado.
A moto era equipada com um motor que produzia uma potência máxima de 14 cv a 8.000 rpm e um torque máximo de 1,36 kgfm a 6.000 rpm.
Esse motor permitia à Bros 150 atingir uma velocidade máxima de 130 km/h, o que era um destaque na época.
A economia de combustível era uma de suas principais qualidades, com um consumo médio de 35 km/l.
O tanque de combustível tinha capacidade para 12 litros, proporcionando uma autonomia de até 420 km com um único abastecimento.
A moto possuía dimensões de 1.138 mm de altura, 2.060 mm de comprimento e 810 mm de largura, além de um peso total de 120 kg.
Essas especificações contribuíram para a popularidade da Honda NXR Bros 150, tornando-a uma escolha atraente para quem buscava uma moto econômica e versátil.
Novas tecnologias na Honda NXR Bros e mudanças estéticas
Em 2009, a Honda lançou a segunda geração da NXR Bros 150. Esta versão trouxe algumas modificações importantes, especialmente no motor.
A nova geração passou a contar com injeção eletrônica, tecnologia que ajudou a reduzir as emissões de poluentes.
No entanto, a potência do motor diminuiu ligeiramente para 13,8 cv, enquanto o torque aumentou para 1,39 kgfm.
As mudanças estéticas também foram notáveis. A Honda NXR Bros 150 recebeu novas carenagens no farol e no tanque, com um design mais agressivo e linhas anguladas.
No final de 2009, a empresa apresentou a Bros Mix 150, uma versão bicombustível que podia ser abastecida com gasolina e etanol.
Com o uso de etanol, a potência e o torque aumentaram para 14 cv e 1,53 kgfm, respectivamente.
Foco em estética
Entre 2013 e 2014, a Honda fez alterações principalmente no design da NXR Bros 150. O motor permaneceu o mesmo das versões anteriores, mas a estética recebeu novas atualizações.
A moto ganhou um farol com um formato novo e modificações na carenagem dianteira e lateral, visando modernizar a aparência sem alterar as características de desempenho que tornaram a Bros 150 popular.
Se você está pensando em adquirir uma Honda NXR Bros 150 usada, é importante verificar o histórico da moto antes de fechar a compra.
Apesar de ser um modelo com mais de 20 anos, a Bros 150 continua sendo uma opção válida para quem procura uma moto robusta, econômica e versátil.
Para aqueles que buscam uma moto trail que se saia bem em diferentes tipos de terreno e ofereça uma boa relação custo-benefício, a Honda NXR Bros 150 ainda é uma escolha relevante, mesmo considerando a evolução tecnológica dos modelos mais recentes.