1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Honda EV Plus: veículo elétrico com 30 km de alcance lançado há quase 30 anos, com apenas 300 unidades
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Honda EV Plus: veículo elétrico com 30 km de alcance lançado há quase 30 anos, com apenas 300 unidades

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/11/2024 às 14:59
Honda EV Plus, veículo elétrico
Foto: Reprodução

Honda EV Plus, lançado há quase 30 anos, tinha 130 km de alcance sendo limitado a 300 unidades

A Honda é conhecida por sua visão de longo prazo em sustentabilidade e inovação, especialmente quando falamos de combustíveis alternativos. Mas, enquanto muitos associam esses modelos à trajetória da Honda em direção à mobilidade limpa, poucos sabem que essa jornada começou muito antes, com o EV Plus, um pequeno carro elétrico urbano lançado na Califórnia nos anos 90.

O nascimento do EV Plus da Honda

Tudo começou quando o Air Resource Board da Califórnia distribuiu regulamentações ambientais exigindo que pelo menos 2% dos carros vendidos fossem veículos com emissão zero. Em resposta, a Honda desenvolveu o EV Plus, um dos primeiros carros totalmente elétricos a rodar nas ruas da Califórnia.

O lançamento foi em 1997, e, à época, ele já possuía recursos inovadores como frenagem regenerativa, um sistema de aquecimento e ar condicionado eficiente e até um para-brisa térmico.

Para a maioria das pessoas, esses recursos são corriqueiros nos carros elétricos de hoje, mas, há mais de duas décadas, eles representavam o futuro. O EV Plus contava com um motor elétrico de 66 cavalos de potência, o que, para um carro compacto dos anos 90, era impressionante.

Seu alcance também chamou a atenção: com uma bateria de 28,7 kWh, ele poderia rodar entre 100 km e 130 km, algo revolucionário para a época. O teste do modelo nas ruas e rodovias do sul da Califórnia confirmou ainda mais a sua eficiência, revelando um alcance de 170 km na cidade.

Imagem: Honda

Um carro à frente do seu tempo

Imagine o cenário: um carro totalmente elétrico, em uma época onde o padrão ainda era o motor a combustão. O EV Plus estava equipado com um carregador de 240 V que, pasme, carregava 80% da bateria em apenas duas horas – praticamente um feito “moderno” nos anos 90.

Claro, para quem dependia da tomada de 120 V convencional, a história era fora; o carregamento poderia demorar até um dia inteiro.

Mas, apesar de toda essa inovação, o EV Plus era um produto de nicho, e poucos tiveram a oportunidade de dirigi-lo. A Honda oferecia o modelo apenas em regime de leasing com um custo de US$ 455 por mês, e o preço total estimado girava em torno de US$ 54.000.

Além disso, havia a questão da bateria: ela precisaria ser vencida a cada três anos, com um custo de aproximadamente US$ 20.000, o que tornaria sua manutenção economicamente inviável.

O legado do EV Plus

A história do EV Plus não terminou bem para os poucos que optaram por esse pioneiro. Após o término das locações, a Honda retomou todos os carros e, infelizmente, destruiu a maioria deles. Ainda assim, o EV Plus deixou um legado importante. Ele marcou o início de uma era, inspirando tecnologias e padrões que vemos nos carros elétricos de hoje.

Victoria Scott, uma redatora apaixonada pela Motor1, recentemente teve a oportunidade de explorar um dos últimos EV Plus restantes no museu da Honda na Califórnia. Sua visita nos lembra do quanto o EV Plus estava à frente do seu tempo e do impacto que ele teve na trajetória da Honda rumo à eletrificação.

Se você é um entusiasta de veículos elétricos ou apenas curioso sobre o que foi necessário para chegarmos ao que temos hoje, vale a pena conferir o vídeo detalhado de Victoria e entender um pouco mais sobre esse pioneiro esquecido.

O EV Plus pode não ter feito sucesso comercial, mas sua importância no desenvolvimento dos carros elétricos é inegável. Ele pavimentou o caminho para os modelos híbridos e elétricos que vieram depois e que, hoje, fazem parte do nosso cotidiano.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x