Honda EV Plus, lançado há quase 30 anos, tinha 130 km de alcance sendo limitado a 300 unidades
A Honda é conhecida por sua visão de longo prazo em sustentabilidade e inovação, especialmente quando falamos de combustíveis alternativos. Mas, enquanto muitos associam esses modelos à trajetória da Honda em direção à mobilidade limpa, poucos sabem que essa jornada começou muito antes, com o EV Plus, um pequeno carro elétrico urbano lançado na Califórnia nos anos 90.
O nascimento do EV Plus da Honda
Tudo começou quando o Air Resource Board da Califórnia distribuiu regulamentações ambientais exigindo que pelo menos 2% dos carros vendidos fossem veículos com emissão zero. Em resposta, a Honda desenvolveu o EV Plus, um dos primeiros carros totalmente elétricos a rodar nas ruas da Califórnia.
O lançamento foi em 1997, e, à época, ele já possuía recursos inovadores como frenagem regenerativa, um sistema de aquecimento e ar condicionado eficiente e até um para-brisa térmico.
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Para a maioria das pessoas, esses recursos são corriqueiros nos carros elétricos de hoje, mas, há mais de duas décadas, eles representavam o futuro. O EV Plus contava com um motor elétrico de 66 cavalos de potência, o que, para um carro compacto dos anos 90, era impressionante.
Seu alcance também chamou a atenção: com uma bateria de 28,7 kWh, ele poderia rodar entre 100 km e 130 km, algo revolucionário para a época. O teste do modelo nas ruas e rodovias do sul da Califórnia confirmou ainda mais a sua eficiência, revelando um alcance de 170 km na cidade.
Um carro à frente do seu tempo
Imagine o cenário: um carro totalmente elétrico, em uma época onde o padrão ainda era o motor a combustão. O EV Plus estava equipado com um carregador de 240 V que, pasme, carregava 80% da bateria em apenas duas horas – praticamente um feito “moderno” nos anos 90.
Claro, para quem dependia da tomada de 120 V convencional, a história era fora; o carregamento poderia demorar até um dia inteiro.
Mas, apesar de toda essa inovação, o EV Plus era um produto de nicho, e poucos tiveram a oportunidade de dirigi-lo. A Honda oferecia o modelo apenas em regime de leasing com um custo de US$ 455 por mês, e o preço total estimado girava em torno de US$ 54.000.
Além disso, havia a questão da bateria: ela precisaria ser vencida a cada três anos, com um custo de aproximadamente US$ 20.000, o que tornaria sua manutenção economicamente inviável.
O legado do EV Plus
A história do EV Plus não terminou bem para os poucos que optaram por esse pioneiro. Após o término das locações, a Honda retomou todos os carros e, infelizmente, destruiu a maioria deles. Ainda assim, o EV Plus deixou um legado importante. Ele marcou o início de uma era, inspirando tecnologias e padrões que vemos nos carros elétricos de hoje.
Victoria Scott, uma redatora apaixonada pela Motor1, recentemente teve a oportunidade de explorar um dos últimos EV Plus restantes no museu da Honda na Califórnia. Sua visita nos lembra do quanto o EV Plus estava à frente do seu tempo e do impacto que ele teve na trajetória da Honda rumo à eletrificação.
Se você é um entusiasta de veículos elétricos ou apenas curioso sobre o que foi necessário para chegarmos ao que temos hoje, vale a pena conferir o vídeo detalhado de Victoria e entender um pouco mais sobre esse pioneiro esquecido.
O EV Plus pode não ter feito sucesso comercial, mas sua importância no desenvolvimento dos carros elétricos é inegável. Ele pavimentou o caminho para os modelos híbridos e elétricos que vieram depois e que, hoje, fazem parte do nosso cotidiano.