Sistema Riding Assist da Custom MN4 Vultus mantém estabilização da moto da multinacional Honda, evitando que o condutor coloque os pés no chão
A fabricante de motocicletas Honda está trabalhando em uma tecnologia que pode acabar com o que é conhecido em motocicletas como descanso, elementos que permitem que a moto elétrica não caia quando está parada. Isto tornaria praticamente nula a chance de cair com ela… pelo menos em baixa velocidade.
Leia também
Nova moto elétrica da Honda pode andar sem a necessidade de motorista
Especificamente, a Honda apresentou uma evolução do seu sistema ‘Riding Assist Demo’, que permite que a motocicleta esteja sempre na vertical ou estabilizada, mesmo quando parada.
Se for confirmado que essa tecnologia pode ser levada à produção, o descanso e o suporte (elementos que servem para fazer a motocicleta ficar imóvel quando ela está parada) podem ser coisa do passado.
-
Estes são os 7 SUVs mais roubados no Brasil, segundo seguradoras e dados da Susep, com prejuízos que podem ultrapassar R$ 100 mil por veículo
-
Kia Sportage 2025 tem R$ 20 mil de desconto, mas será que o custo-benefício compensa?
-
Honda Civic 2012 g9: manutenção, peças e gastos, tudo o que você precisa saber
-
Duas novas tecnologias híbridas da Volkswagen chegam ao Brasil, veja os modelos que recebem primeiro
Da mesma forma, essa tecnologia também supõe maior segurança, pois pode evitar quedas em baixa velocidade. E não só isso, mas também facilitar o dia-a-dia de muitos motociclistas, pois eles não precisariam colocar os pés no chão quando parados, tornando a condução muito mais confortável ao chegar a um semáforo, por exemplo.
Nova tecnologia da multinacional Honda também permite dirigir em marcha ré
Essa tecnologia, por sua vez, possibilita fazer curvas em baixíssima velocidade sem a possibilidade de queda e, além disso, agrega a possibilidade de engatar a ré mantendo a verticalidade da moto elétrica.
Explicando como funciona esse sistema, trata-se de uma tecnologia que reconhece o movimento da moto e também do motorista. Além disso, mantém o equilíbrio com um dispositivo integrado entre a roda dianteira e a traseira. A moto permanece vertical mesmo sem suporte.
Sem condutor, a moto elétrica continua completamente erguida
Além disso, esta tecnologia funciona tanto com driver quanto sem driver. Em compensação, ela só deve ser ativada em baixa velocidade pois, uma vez que a velocidade aumenta, a moto fica naturalmente em pé, e ela precisa de inclinação para poder encarar as curvas.
Nesse sentido, também coloca como desafio o fato de este sistema estar atualmente intimamente ligado ao braço oscilante. O braço oscilante é uma peça-chave na transmissão atual de uma motocicleta a combustão, com transmissão para a roda traseira através do kit de arrasto (com corrente, coroa e pinhão) ou através do cardan.
Portanto, é provável que este sistema seja mais destinado a motocicletas totalmente elétricas no futuro. De uma forma ou de outra, parece-nos ser um avanço muito interessante que certamente aumentará o conforto dos usuários e, acima de tudo, sua segurança.
Honda afirma que não se trata apenas de tecnologia de giroscópios
A Honda afirma que não recorreu ao uso de giroscópios, mas também não entra em muitos mais detalhes. O que pode ser visto no vídeo que ele publicou é que a motocicleta mantém a verticalidade sem que o usuário precise colocar os pés no chão. No vídeo que mostra esta tecnologia, a Honda utiliza o modelo MN4 Vultus, ao qual incorporou um eixo traseiro totalmente inovador.
Em vez do braço oscilante tradicional, possui diferentes elementos que trabalham continuamente para equilibrar a bicicleta, reconhecendo os movimentos do motociclista ou da moto e respondendo rapidamente para manter a moto elétrica na posição vertical.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.