1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Honda CB 500 Hornet traz 49,6 cv, painel TFT e controle de tração por R$ 43 mil
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 4 comentários

Honda CB 500 Hornet traz 49,6 cv, painel TFT e controle de tração por R$ 43 mil

Escrito por Carla Teles
Publicado em 11/07/2025 às 23:44
Atualizado em 12/07/2025 às 09:38
Nova CB 500F chega mais potente e com preço agressivo para roubar os clientes órfãos da lendária Hornet
A nova Honda CB 500 Hornet tem metade da potência da lenda, mas ataca com tecnologia de ponta e preço estratégico. Entenda a ousada aposta da Honda para 2025.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
147 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Com metade da potência da original, a nova Honda CB 500 Hornet chega com tecnologia de ponta e preço competitivo. Entenda a estratégia para conquistar uma nova geração de pilotos.

A Honda movimenta o mercado de duas rodas com um lançamento estratégico: a nova CB 500 Hornet. Substituindo a CB 500F, a motocicleta herda um nome de peso e chega com a missão de atrair os “órfãos” da lendária Hornet original. A aposta da marca não está na potência bruta, mas em um conjunto equilibrado que une design agressivo, tecnologia de ponta e um posicionamento de preço calculado para incomodar a concorrência e criar uma nova categoria de desejo.

Por que a CB 600F se tornou uma lenda?

Poucas motos alcançaram o status de ícone como a Honda CB 600F Hornet. Lançada no Brasil em 2004, ela se tornou um fenômeno cultural e deixou uma legião de admiradores que, uma década após o fim de sua produção, ainda se sentem “órfãos”.

O coração da lenda era seu motor de quatro cilindros em linha de 599,3 cc, uma herança da superesportiva CBR 600. Em sua última geração, entregava impressionantes 102 cv de potência a 12.000 rpm. Esse desempenho, aliado ao som inconfundível do motor, definia uma personalidade explosiva e exigia uma pilotagem esportiva. Ela superava com folga rivais como a Yamaha XJ6 e a Suzuki Bandit 650.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Seu domínio foi absoluto. Entre 2004 e 2014, a Honda emplacou quase 50.000 unidades da Hornet no Brasil. Hoje, uma década após sua descontinuação, ela ainda é a moto usada mais procurada em grandes plataformas online, prova de seu status lendário. O fim de sua produção, devido a normas de emissões, criou um vácuo no mercado que nenhum outro modelo conseguiu preencher.

Conheça a Honda CB 500 Hornet 2025

Diante desse cenário, a Honda traz de volta o nome Hornet, mas com uma nova proposta. Anunciada para o Brasil em 2025, a CB 500 Hornet substitui a CB 500F. A marca focou em refinar um conjunto já conhecido, adicionando tecnologia e uma nova identidade visual.

A base mecânica é o motor de dois cilindros paralelos com 471 cc, que agora entrega 49,6 cv de potência e 4,50 kgf.m de torque. A Honda reprogramou a ECU para aprimorar a sensação de aceleração. O grande salto, contudo, está no pacote tecnológico.

A nova Hornet vem equipada com Controle de Tração Selecionável da Honda (HSTC), um recurso de segurança inédito na linha 500. Outra novidade é o moderno painel TFT colorido de 5 polegadas, que oferece conectividade com smartphones via aplicativo Honda RoadSync. O design “Street Fighter” segue a nova identidade global da família Hornet, com linhas agressivas e conjunto óptico em LED.

Uma batalha de gerações e propostas

A comparação direta entre a lenda e a herdeira revela propostas fundamentalmente diferentes. Colocar as duas lado a lado desmascara a ideia de que a nova moto é “mais potente”.

Em números, a CB 600F Hornet original tem praticamente o dobro da potência da nova CB 500 Hornet: 102 cv contra 49,6 cv. A vantagem do novo modelo está no peso ligeiramente menor e, principalmente, no seu pacote tecnológico muito superior.

A experiência de pilotagem também é oposta. A antiga Hornet exigia rotações altíssimas para entregar sua força. A nova CB 500 Hornet, com seu motor bicilíndrico, oferece torque de forma mais linear e em rotações mais baixas. Isso a torna uma moto mais dócil, previsível e amigável para o uso diário. A Honda trocou a performance bruta por uma performance mais utilizável e segura.

Preço e concorrência em 2025

O verdadeiro teste da nova Honda será no competitivo mercado atual. Com preço sugerido de R$ 43.040, a palavra “agressivo” precisa ser analisada com cuidado. Em 2014, a CB 600F custava R$ 31.990, valor que corrigido pela inflação ultrapassaria os R$ 63.000 hoje. Isso torna a nova CB 500 Hornet substancialmente mais acessível em termos de poder de compra.

Suas principais rivais são a Kawasaki Z650 (68 cv) e a Yamaha MT-07 (74,8 cv), ambas com preços sugeridos superiores. A Honda posicionou seu lançamento de forma estratégica: entrega menos potência, mas oferece um pacote tecnológico similar ou superior por um valor visivelmente menor. Com essa estratégia, a marca pressiona a concorrência por baixo, criando um novo nicho de “premium acessível”.

A Honda ataca a dor certa do mercado?

A nova CB 500 Hornet não foi feita para o fã purista da antiga CB 600F, que busca a potência explosiva e o som do quatro-em-linha. O alvo da Honda é outro: o motociclista aspiracional.

Para este novo consumidor, o nome Hornet representa status e design. A nova moto entrega exatamente isso, mas com uma roupagem moderna, tecnológica e segura. O comprador ideal é aquele que vem de uma moto menor e busca seu primeiro grande upgrade. Ele valoriza a conectividade, a segurança e um design imponente, de forma racional.

A Honda não ataca a dor da nostalgia. Ela ataca uma dor mais atual: o desejo por uma moto premium e tecnológica que seja, ao mesmo tempo, equilibrada e acessível. A marca não ressuscitou a lenda; usou seu espírito para coroar uma nova herdeira, perfeitamente adaptada para reinar no mercado de hoje.

Inscreva-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Milson B.A
Milson B.A
14/07/2025 23:07

Perdoem-me mas com um valor de 43.000,00 eu consigo compra uma semi nova de 1000cc em otimo estado.

João De Deus Gamarra dos Santos
João De Deus Gamarra dos Santos
14/07/2025 19:23

Tem tomada USB?

Denilson Antunes Rodrigues
Denilson Antunes Rodrigues
12/07/2025 18:30

a Hornet 500 não e mais potente que a cb500F

Milson B.A
Milson B.A
Em resposta a  Denilson Antunes Rodrigues
14/07/2025 23:10

Na vdd e a honda cb500f repaginada a unica coisa q muda é o preco.

Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x