A Honda aposta em uma nova plataforma para compactos da Honda, na tecnologia híbrida flex e no lançamento do SUV de entrada WR-V para fortalecer sua presença no mercado brasileiro até 2030
A estratégia da empresa está centrada na introdução de uma nova plataforma para compactos da Honda, no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex e no lançamento de um inédito SUV de entrada, o WR-V, visando modernizar seu portfólio e aumentar sua competitividade.
A Honda Automóveis do Brasil anunciou um novo e significativo ciclo de investimentos de R$ 4,2 bilhões para suas operações no país, válido para o período de 2024 a 2030. Este plano estratégico foca na introdução de novas tecnologias, na expansão de sua linha de produtos e no fortalecimento de sua capacidade produtiva local.
O investimento estratégico da Honda no Brasil (2024-2030)
O investimento de R$ 4,2 bilhões será aplicado principalmente na fábrica da Honda em Itirapina (SP). Os recursos serão direcionados para a produção do novo SUV WR-V (a partir do segundo semestre de 2025) e para a introdução da tecnologia de veículos híbridos.
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Os objetivos estratégicos da Honda com este aporte incluem a renovação e expansão de seu portfólio, a eletrificação com foco no híbrido flex adaptado ao etanol, o fortalecimento da produção local com aumento da capacidade da fábrica e a geração de empregos. O anúncio também está alinhado às diretrizes do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) do governo brasileiro.
Uma nova plataforma para compactos da Honda e o lançamento do SUV de entrada WR-V
A base para a renovação da linha da Honda será uma nova plataforma para compactos da Honda de arquitetura global. Projetada para ser versátil, ela acomodará tanto motorizações a combustão quanto sistemas híbridos como o e:HEV. A plataforma segue a filosofia “Man Maximum, Machine Minimum” (M/M) da Honda, que busca maximizar o espaço para os ocupantes.
O primeiro grande lançamento com esta base será a nova geração do Honda WR-V. Posicionado como o SUV de entrada da marca, abaixo do HR-V, o novo WR-V é, na verdade, maior que seu irmão mais caro, medindo 4,31 metros de comprimento e com entre-eixos de 2,65 m. Para ser mais acessível, terá acabamento mais simples. Inicialmente, será oferecido com motor 1.5 aspirado de injeção direta (126 cv) e câmbio CVT, com uma futura versão híbrida flex prevista.
HEV, a aposta da Honda na eletrificação com o híbrido flex
A tecnologia central da estratégia de eletrificação da Honda para o Brasil é o sistema e:HEV, um híbrido completo de dois motores (um de propulsão e um gerador) que operam em três modos: elétrico, híbrido e a combustão, otimizando a eficiência.
A grande inovação para o mercado brasileiro é a adaptação do sistema e:HEV para ser flex, funcionando com etanol. Esta nacionalização da tecnologia é parte crucial do investimento e visa aproveitar a infraestrutura de biocombustíveis do país. A abordagem da Honda prioriza o híbrido flex como uma solução de transição para a eletrificação total, alinhada à realidade brasileira.
A expansão da fábrica de Itirapina e o fortalecimento da cadeia local
A fábrica de Itirapina (SP) é o epicentro dos investimentos. Para suportar o aumento da produção, a unidade passou a operar em dois turnos em abril de 2024, resultando na contratação de 1.700 novos trabalhadores, elevando o quadro para 3.500 funcionários.
A produção, que foi de 80 mil veículos em 2023, deve atingir 100 mil em 2024 e a meta é chegar a 150 mil unidades anuais até 2030. Parte do investimento também será destinada ao desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos local para os componentes do sistema híbrido flex, aumentando a nacionalização.
Como a Honda se posiciona frente aos investimentos de Toyota, Stellantis e VW?
A Honda entra em um cenário de forte competição. Outras grandes montadoras também anunciaram investimentos robustos com foco em eletrificação e híbridos flex:
Toyota: R$ 11 bilhões até 2030, com foco em híbrido flex e um novo SUV compacto (Yaris Cross) para 2025.
Stellantis: R$ 30 bilhões até 2030, destacando a tecnologia Bio-Hybrid.
Volkswagen: R$ 16 bilhões até 2028, com a plataforma MQB Hybrid e um novo motor 1.5 eTSI híbrido flex.
A estratégia da Honda, com a nova plataforma para compactos da Honda e a tecnologia e:HEV flex, está alinhada com as tendências do mercado. Seu sucesso dependerá da capacidade de diferenciar sua tecnologia em um segmento cada vez mais concorrido, oferecendo um Custo Total de Propriedade (TCO) atraente e mantendo sua reputação de qualidade e confiabilidade.