O Hitachi Vegetation Manager (HVM) promete uma nova era na gestão de vegetação para o setor energético brasileiro, utilizando a potência da inteligência artificial e análise de satélite.
Com o desafio constante do gerenciamento de vegetação em grande escala, um ciclo que envolve a coleta de dados, análise, planejamento, execução e subsequente repetição, o grupo Hitachi LTD traz ao Brasil o Hitachi Vegetation Manager (HVM). Esta inovação revolucionária é uma solução completa de planejamento de recursos que usa a inteligência artificial e a análise avançada para aperfeiçoar a eficiência e a precisão das atividades de manejo de vegetação e dos esforços de planejamento de uma organização.
O Poder de HVM no Setor de Energia
As linhas de transmissão distribuídas por todo o Brasil alcançam cerca de 175 mil quilômetros e, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), devem ultrapassar a marca de 200 mil km até 2026. As empresas de energia que administram essas redes precisam realizar manutenção periódica dessas linhas, sendo que a vegetação e incêndios são responsáveis por quase 25% das interrupções nas linhas de transmissão nos últimos cinco anos.
A Evolução do Manejo de Vegetação com HVM
O HVM é uma ferramenta sofisticada que agrega dados de múltiplas fontes como satélites, drones e equipes de campo, para gerar planos de corte otimizados, melhorando assim a manutenção das áreas de vegetação. Ao dar às empresas de energia uma visão mais ampla, elas podem prevenir interrupções inesperadas e antecipar riscos sinalizados em locais precisos pela solução.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
O gerenciamento de vegetação normalmente representa a maior despesa operacional e de manutenção para a maioria das empresas de serviços públicos. Para superar esses obstáculos, o HVM utiliza uma combinação de imagens de satélite e de outras fontes visuais, como fotografias, vídeos, drones e das equipes de campo.
Tecnologia Espacial no Serviço do Manejo de Vegetação
Com a tecnologia de satélite, as empresas de energia podem cobrir e monitorar todo o seu território, cumprir automaticamente as regulamentações, e obter um conhecimento mais abrangente em escala. Isso reduz a necessidade de deslocamentos terrestres e aéreos aos locais das linhas, diminuindo significativamente os custos e as emissões de carbono.
As imagens capturadas pelo HVM, que são de uma largura predeterminada ao redor das linhas de transmissão, incluem dados sobre incêndios, status e previsões de crescimento da vegetação, condições climáticas e até mesmo possíveis invasões de torres. Com técnicas de “pan-sharpening”, as imagens de satélite podem ser aprimoradas para uma resolução de 15 cm, oferecendo uma visão clara e detalhada do terreno.
Ao combinar a análise de satélite com informações climáticas, do ecossistema e do negócio do cliente, o HVM proporciona uma visibilidade instantânea em toda a rede e oferece melhores insights para que as organizações possam otimizar a tomada de decisões.
O Hitachi Vegetation Manager é uma solução abrangente e conectada, que oferece um aplicativo web para gerenciar inventários de vegetação e esforços de planejamento; dois aplicativos móveis nativos para patrulha terrestre ou aérea e planejamento de campo; integração direta com os satélites de última geração da Maxar; e uma visualização abrangente compatível com drones, LiDAR e outras aplicações multimídia.
HVM: Um Sistema Integrado para a Gestão de Vegetação
Este sistema composto por três subsistemas integrados – Cut Planner, Field Planner e Field Patrol – tem como objetivo maximizar a eficiência, minimizar os custos e proporcionar um gerenciamento de vegetação mais eficaz e sustentável para as empresas de energia no Brasil. A tecnologia, que captura imagens de satélite e informações de campo para analisar dados usando inteligência artificial, está preparada para transformar a forma como o setor de energia lida com o manejo de vegetação.