1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Hitachi Energy integra projeto de dois grandes parques de energia eólica offshore
Tempo de leitura 3 min de leitura

Hitachi Energy integra projeto de dois grandes parques de energia eólica offshore

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 23/01/2023 às 13:11
A companhia fornecerá seus serviços de conexão de rede offshore para os parques de energia eólica. O projeto contará com o apoio da Hitachi Energy para explorar o potencial offshore da Polônia ao longo dos próximos anos.
Foto: Ocean Winds/Divulgação

A companhia fornecerá seus serviços de conexão de rede offshore para os parques de energia eólica. O projeto contará com o apoio da Hitachi Energy para explorar o potencial offshore da Polônia ao longo dos próximos anos.

O mercado da energia eólica offshore continua crescendo de forma acelerada no cenário internacional. Para esta segunda-feira, (23/01), a companhia Hitachi Energy está integrando um grande projeto de dois parques eólicos na Polônia. Ela fornecerá serviços de conexão de rede aos parques MFW Baltyk II e MFW Baltyk III, que prometem serem os grandes empreendimentos do mercado energético no país. A empresa avança nos negócios voltados ao setor das energias renováveis com o novo contrato firmado.

Hitachi Energy foi a escolhida para o fornecimento de serviços de conexão de rede aos parques de energia eólica offshore MFW Baltyk II e MFW Baltyk III

A líder mundial em tecnologia voltada para o setor das energias renováveis, Hitachi Energy, anunciou novas parcerias no mercado energético internacional.

A empresa está com contratos firmados com a Equinor e a Polenergia para um projeto de fornecimento de conexão de rede offshore aos parques de energia eólica MFW Baltyk II e MFW Baltyk III.

Eles possuem capacidade de geração combinada de 1.440 megawatts, instalados no setor polaco do Mar Báltico, e são a grande aposta para o futuro do mercado energético da região.

Entre os serviços de conexão de rede offshore que serão oferecidos pela Hitachi Energy aos projetos, o principal é a conexão de rede offshore que receberá a energia das turbinas eólicas e a transferirá para a costa.

Além disso, ela será responsável pelo fornecimento de outra conexão de rede continental, que transmitirá a energia para o sistema de transmissão nacional, e uma solução de qualidade de energia STATCOM para garantir que a energia flua de forma confiável.

Esses são serviços essenciais para garantir a qualidade e a estabilidade energética nos parques de energia eólica, em razão da alta variabilidade de geração desse recurso.

O projeto dos parques MFW Baltyk II e MFW Baltyk III está previsto para ser finalizado em 2027, quando as operações serão iniciadas.

Eles marcarão um avanço para o mercado de energia eólica offshore na Polônia, visto que serão um dos primeiros.

O país visa aproveitar o alto potencial de geração do recurso com o projeto ao longo dos próximos anos. 

Seleção para projeto considerou a expertise da empresa em soluções otimizadas para os parques de energia eólica offshore

Entre os critérios de escolha da Hitachi Energy para o time de desenvolvimento do projeto dos parques eólicos, a sua expertise com soluções otimizadas foi o principal.

A empresa se destacou pelos seus estudos de engenharia de front-end e design (FEED) e soluções otimizadas. Além disso, sua relação de trabalho estreita durante muitas décadas com Equinor e Polenergia também foram consideradas na seleção.

“A integração de fontes renováveis de energia em larga escala com a rede elétrica é a chave para a transição energética e um campo no qual temos sido pioneiros por décadas. Nossas tecnologias de conexão à rede são utilizadas em parques eólicos offshore em todo o mundo”, afirma Niklas Persson, Diretor Geral de Grid Integration da Hitachi Energy.

A empresa vem desenvolvendo continuamente seu portfólio para melhor atender este mercado com o recente lançamento de sua linha Grid-eXpand de soluções modulares para o setor energético.

A conquista de ambos os contratos para o projeto dos parques eólicos reforça a posição de destaque da Hitachi Energy no mercado internacional de energia eólica offshore.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos