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Hilux de R$ 280 mil: mais de R$ 145 mil vão direto para os cofres do Governo

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 20/08/2025 às 21:41
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O preço de um carro no Brasil vai muito além do valor do veículo em si. A carga tributária, formada por diferentes impostos, pode transformar o sonho de consumo em um gasto pesado. No caso da Toyota Hilux 2025, a diferença entre o valor de fábrica e o preço final escancara o impacto dos tributos no bolso do consumidor.

Comprar um veículo no Brasil vai muito além de escolher o modelo desejado. O impacto da carga tributária da Hilux 2025 transforma o valor final e ajuda a explicar por que carros custam tão caro no país.

A Toyota Hilux 2025, por exemplo, ilustra bem esse cenário.

O modelo, que poderia custar R$ 134.400 sem impostos, chega às concessionárias por R$ 280.000. A diferença de R$ 145.600 representa exclusivamente a soma de tributos como PIS, Cofins, IPI e ICMS.

O peso dos impostos no preço final

Na prática, o consumidor paga mais em impostos do que no próprio valor líquido do veículo. O custo da caminhonete corresponde a pouco menos da metade do preço final.

Já os tributos ocupam uma fatia maior, tornando-se responsáveis por mais de 50% do valor.

Esse desequilíbrio é um reflexo da estrutura tributária brasileira, considerada uma das mais complexas e pesadas do mundo.

Comparações e impacto no mercado

Enquanto em outros países a mesma Hilux é vendida por valores mais acessíveis, no Brasil o peso dos impostos cria uma barreira.

O comprador precisa desembolsar quase o dobro do valor de fábrica para ter acesso ao carro. Isso não apenas encarece o produto, mas também limita o acesso a modelos mais tecnológicos e seguros.

O mercado acaba restringindo o poder de escolha do consumidor e reforçando a percepção de que o carro no Brasil é artigo de luxo.

Debate sobre reforma tributária

A situação reacende discussões sobre a necessidade de uma reforma tributária que torne o sistema mais equilibrado.

A divisão apresentada pela Toyota mostra de forma clara como a tributação afeta diretamente o bolso do consumidor.

Enquanto isso, o brasileiro segue pagando caro não apenas pelo veículo, mas principalmente pela carga de impostos que o acompanha.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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