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Hidrogênio, o combustível do futuro, enfrenta dificuldades nos EUA com postos fechando e Toyota Mirai perdendo mais de 70% de seu valor de mercado

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/06/2024 às 10:15
Hidrogênio, o combustível do futuro, enfrenta dificuldades nos EUA com postos fechando e Toyota Mirai perdendo mais de 70% de seu valor de mercado, impactando expectativas
Foto: Toyota Mirai perde valor de mercado

Era para ser o combustível do futuro, mas causou grandes problemas para a Toyota. Confira como o Toyota Mirai perdeu valor de mercado e ainda fez a marca desembolsar muito dinheiro aos compradores do veículo.

A Toyota fez uma grande aposta no hidrogênio, alegando que o mesmo era o combustível do futuro. Em meio ao que parecia ser uma grande ideia, a renomada fabricante japonesa batizou de Toyota Mirai o seu primeiro veículo elétrico a célula de combustível de hidrogênio. Para quem não sabe, Mirai significa “futuro” em japonês, por isso, o nome parecia bastante adequado para a grande ambição da Toyota.

Infelizmente, as coisas não ocorreram como a Toyota queria! De acordo com vários relatos de pessoas que adquiriram o Toyota Mirai, o carro não era o futuro ideal prometido pela fabricante. Com a infraestrutura do veículo caindo por terra e a desvalorização rápida do Toyota Mirai, os proprietários chegaram até a pedir uma recompra para a fabricante japonesa, com alguns até levando o caso à justiça.

De combustível do futuro à processos judiciais: entenda o que aconteceu com o Toyota Mirai, carro movido à hidrogênio

Atualmente, muitos dos que adquiriram o Toyota Mirai movido à hidrogênio – ou melhor, combustível do futuro – ainda continuam com raiva da fabricante, com o sentimento de que foram enganados ao serem levados à comprar um carro que deveria ter um potencial elevado, mas que, na verdade, sequer tinha um infraestrutura de abastecimento ideal para apoio.

Shawn Hall, um dos clientes insatisfeitos com o Toyota Mirai, declarou: “Não há mais combustível de hidrogênio disponível em São Francisco, onde moro. A Toyota continua vendendo esse veículo. Como isso é aceitável?”.

Essa situação é bastante similar aos primeiros obstáculos no carregamento de carros elétricos, pois os postos de carregamento eram muito escassos. Hoje em dia, boa parte do mundo já possui esse apoio, mas em alguns lugares ainda é bastante complicado carregar os veículos elétricos.

Voltando ao caso do hidrogênio, mesmo que os EUA tenham adicionado mais de mil estações de carregadores rápidos, a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio foi diminuindo cada vez mais na Califórnia, o único estado em que o combustível do futuro estava amplamente disponível.

Uma boa compra… Só que não! O combustível do futuro ainda precisa ser mais estudado

O fato é que a tecnologia de células de combustível de hidrogênio ainda não é algo 100% estudado e ainda está em fase de desenvolvimento. No entanto, podemos afirmar que a Toyota é a empresa mais adequada – ou deveria ser – para fornecer um carro com esse tipo de tecnologia, já que há décadas a fabricante japonesa vem trabalhando no hidrogênio. Afinal, se a Toyota não fosse adequada para isso, não teria lançado um carro como o Toyota Mirai em 2015.

O Toyota Mirai, assim como qualquer FCEV movido a hidrogênio, é considerado um veículo elétrico, só que ao invés de transferir a energia para a bateria, ele armazena o hidrogênio comprimido em tanques, o que possibilita a recarga da bateria de bordo com apenas calor e água como subprodutos, tornando o carro ideal para motoristas que querem um carro elétrico, mas que não têm disponibilidade para recarregar o veículo em casa.

Preço do Mirai

Atualmente, o valor médio de um Toyota Mirai (ano 2023) é de US$ 50.595, que dá em torno de R$ 262.097, incluindo o custo de entrega, mas pode chegar a custar cerca de US$ 67.095 (R$ 347.572) na versão Limited. Com muitas reclamações a respeito da dificuldade de carregamento do veículo, a Toyota resolveu oferecer generosos incentivos, como o intuito de baixar um pouco o custo do Toyota Mirai.

Aqueles que financiaram o Mirai XLE receberam US$ 22.000, em torno de R$ 113.966, reduzindo o custo do Mirai para US$ 28.595 (R$ 148.130). A fabricante japonesa também deu mais um incentivo de US$ 40.000 (R$ 207.212) para que a versão Limited fosse configurada, reduzindo o custo total do Mirai para US$ 27.095 (R$ 140.360). Ai sim, graças ao novo incentivo dado pela Toyota, a versão Limited passou a ser mais barata que o XLE, mesmo sendo a versão topo de linha da marca.

A fabricante também se responsabilizou por pagar o combustível do futuro, o hidrogênio, ao proprietário do Mirai no momento de compra do veículo. Então, ao adquirir o Toyota Mirai novinho na concessionária, a Toyota irá oferecer um cartão de combustível ao comprador, no valor de $ 15.000 (R$ 77.704).

Vale ressaltar que o cartão do combustível do futuro é válido por 6 anos ou até que o veículo atinja em torno de 30.000 milhas, ou 48.280 km de autonomia. Com esses incentivos, é provável que novos clientes apareçam para adquirir um Toyota Mirai com o combustível do futuro.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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