O avião histórico Martin JRM Mars é capaz de transportar 27.000 litros de água para o combate a incêndios florestais
O Martin JRM Mars, importantíssima parte da história da aviação por ser o maior hidroavião do mundo, com 35,7 metros de comprimento por 60,9 metros de envergadura de asas (maior que as asas de um Boeing 747 de primeira geração) e peso máximo de decolagem de 74.800 kg, está a venda no Canadá por US$ 5 milhões.
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O responsável pela comercialização é o website especializado em vender aviões clássico Platinum Fighters, onde o histórico combatente de incêndios está a venda por US$ 5 milhões. De acordo com a descrição do site, o avião com matrícula do Canadá C-FLYL e fabricado em 1946, sofreu uma revisão técnica em 2016 e está em condições de voar, apesar de não decolar há cerca de oito anos.
Quem tem posse do hidroavião “Hawaii Mars II” atualmente é a Coulson Aviation, companhia do Canadá sediada em Port Alberni, na província de British Columbia. A empresa realiza o combate de incêndios florestais há mais de 30 anos na América do Norte e possui uma diversificada frota de aviões e helicópteros de diferentes portes, adaptados para essas operações.
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Fabricado originalmente como um hidroavião quadrimotor de patrulha marítima e bombardeiro, o Martin JRM Mars foi requisitado pela Marinha dos Estados Unidos no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Após o teste em que o primeiro protótipo alcançou voo, no dia 23 de junho de 1942, o governo dos EUA fez a encomenda de 20 unidades do avião, mas somente cinco foram realmente finalizados.
Operação do hidroavião depois da guerra
A Marinha dos EUA manteve os aviões em operação após a guerra para transportar tropas e cargas até 1956. Já em 1959, a empresa do Canadá Forest Industries Flying Tankers comprou quatro dos aviões e passou a utilizá-los em missões de combate a incêndios florestais, com tanques internos com capacidade para armazenar até 27.000 litros de água, os quais poderiam ser despejados sobre uma área de 16.000 m².
Dois dos aviões se envolveram em acidentes e tiveram perda total, enquanto que, em 2007, os dois que restaram foram adquiridos pela Coulson Aviation, que usava os hidroaviões no lago Sproat, em Port Alberni. Modelo idêntico ao Hawaii Mars II que está sendo vendido, o “Philippine Mars” saiu de operação em 2012 e atualmente está preservado no Museu Nacional de Aviação Naval, na base aérea naval de Pensacola, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
O Hawaii Mars II também já saiu de operação por duas vezes. No ano de 2013, o avião saiu de serviço após a província da Columbia Britânica findar o acordo com o proprietário do hidroavião. Entretanto, em 2015, o Canadá reativou o avião para ajudar a combater incêndios florestais durante um mês e, logo após isso, foi aposentado novamente.
O último voo do hidroavião aconteceu no festival aéreo Air Venture, nos Estados Unidos, em 2016. No evento, o hidroavião fez uma demonstração aos presentes e despejou água sobre o aeródromo de Oshkosh, no estado de Wisconsin, local em que acontece o evento.