1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Conheça esse poderoso exército microscópico,100% natural e ultra eficiente, capaz de limpar solos e águas contaminados por pesticidas e derivados de petróleo
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça esse poderoso exército microscópico,100% natural e ultra eficiente, capaz de limpar solos e águas contaminados por pesticidas e derivados de petróleo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/06/2025 às 13:05
Fonte: IA.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Uma nova estratégia contra poluição: Microrganismos e Biorremediação

Esse exército existe, e são bactérias, fungos e algas com status GRAS (Generally Recognized As Safe): organismos reconhecidos como seguros para uso industrial e ambiental.

A crescente contaminação por produtos químicos sintéticos, muitos deles usados na agricultura, tem gerado um sério desequilíbrio ambiental. Compostos como alachlor, diuron, propanil e trifluralina se acumulam no solo e na água, ameaçando a biodiversidade e a saúde humana.

Enquanto métodos tradicionais (incineração, solventes químicos) podem gerar subprodutos tóxicos ou custar fortunas, a biorremediação usa microrganismos, como bactérias, fungos e cianobactérias, os quais “devoram” esses poluentes, quebrando suas moléculas tóxicas em compostos inofensivos, como água, gás carbônico e sais minerais.

Fonte: cfbio.gov.br

Esse processo pode ocorrer de duas formas, a Mineralização, quando o poluente é totalmente destruído; ou Cometabolismo, quando o microrganismo transforma o poluente, mesmo sem se alimentar dele.

Além dos micróbios, algumas plantas ajudam no processo. É a chamada fitorremediação, onde espécies como alfafa, painço, azevém e Kochia sp. absorvem e estabilizam contaminantes presentes no solo, reduzindo sua toxicidade.

No caso dos ambientes aquáticos, as cianobactérias são protagonistas. Elas não apenas capturam carbono, mas também degradam compostos altamente tóxicos, como o lindano e o propanil, bastante utilizados na agricultura.

E não para por aí. Novas tecnologias, como análise metagenômica, proteômica e transcriptômica, vêm acelerando a capacidade de descobrir e potencializar microorganismos especialistas na limpeza ambiental.

Diferente dos métodos convencionais, como a incineração, que gera gases tóxicos, a biorremediação é barata, sustentável e não gera subprodutos nocivos. Uma verdadeira revolução verde silenciosa.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x