1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Helicóptero Mi-26 desafia as leis da física ao voar a 2.000 metros de altitude e transportar mamutes congelados, tanques de guerra e até aviões de passageiros!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Helicóptero Mi-26 desafia as leis da física ao voar a 2.000 metros de altitude e transportar mamutes congelados, tanques de guerra e até aviões de passageiros!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/05/2024 às 00:40
Helicóptero Mi-26 desafia as leis da física ao voar a 2.000 metros de altitude e transportar até 56,77 toneladas de carga. Obra-prima da engenharia combina força bruta e tecnologia de vanguarda!
Foto: Mi-26- o maior helicóptero do mundo/Divulgação

Conheça o helicóptero Mi-26, maior helicóptero do mundo que participou de operações em Chernobyl e possui capacidade para transportar até 56,77 toneladas.

O helicóptero Mi-26, conhecido por ser o maior helicóptero do mundo ainda produzido em série, destaca-se não apenas pelo seu tamanho impressionante, mas também por sua capacidade multifuncional, que vai desde operações de carga pesada até ações humanitárias e de combate a incêndios.

Maior helicóptero do mundo bate recordes e tem nome no Guinness World Records

Com uma capacidade para 82 passageiros, o helicóptero Mi-26 supera o Embraer E-170, que pode comportar até 78 viajantes. Outra peculiaridade impressionante deste gigante dos ares é a sua habilidade de transportar aeronaves externamente, usando cabos para elevar e transportar grandes cargas, destacando-se em operações onde o transporte de grandes volumes é essencial.

Desde que foi lançado, o maior helicóptero do mundo tem sido um grande recordista, estabelecendo marcos que ainda hoje são referências no Guinness World Records. Em 1982, ele atingiu a façanha de voar a 2 mil metros de altitude carregando 56,77 toneladas, um recorde de elevação de carga que persiste até os dias atuais.

Mi-26 resgatando avião de passageiros Tu-134 do aeroporto de Pulkovo em 2009

Além disso, em altitudes que chegam perto dos 4.100 metros, o helicóptero Mi-26 demonstrou ser capaz de transportar até 25 toneladas internamente, mostrando capacidades superiores a muitas aeronaves cargueiras, como o Airbus A320, que transporta até 21 toneladas. O Mi-26 também é reconhecido por sua eficiência em missões de emergência e salvamento.

Sua participação em operações de contenção e mitigação após o desastre nuclear de Chernobyl é um testemunho disso. Adaptado especialmente para a operação, cerca de 30 Mi-26 foram usados para medir a radiação e distribuir materiais sobre o núcleo do reator danificado, demonstrando a confiabilidade e a importância desta aeronave em contextos críticos.

Helicóptero Mi-26 atinge velocidade máxima de 295 km/h

Além de suas competências em situações de desastre, o maior helicóptero do mundo tem sido um recurso valioso em missões humanitárias, como aquelas dirigidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o período de transição de poder pós-guerra civil no Camboja, no começo dos anos 90, o Mi-26 foi essencial no apoio às atividades da Autoridade Provisória da ONU no país, ajudando a estabilizar e reconstruir a nação.

Em 1999, o Mi-26 levou a carga mais fora do comum de sua história: um mamute congelado, com peso de cerca de 20 toneladas.

O helicóptero foi fabricado na Rússia pela fabricante Rostvertol, conta com um comprimento total de 40 metros, largura de 6,15 metros e 8,14 metros de altura e o diâmetro do rotor principal é de 32 metros. Além disso, o helicóptero Mi-26 alcança uma velocidade máxima de 295 km/h, velocidade de cruzeiro de 255 km/h e tem autonomia máxima de 800 km.

Com sua incomparável capacidade de carga e versatilidade em operações diversas, o helicóptero Mi-26 continua a ser uma peça chave no mundo da aviação, demonstrando que o gigante dos ares ainda tem muito a contribuir para várias missões ao redor do mundo.

Qual é o maior avião do mundo?

Windrunner – o maior avião do mundo/Divulgação

Agora que você já sabe qual é o maior helicóptero do mundo, já parou para se perguntar qual seria o maior avião do mundo? A Radia, startup de energia do Colorado, está desenvolvendo o Windrunner, o maior avião cargueiro do mundo. O projeto vem sendo desenvolvido há 7 anos e passa por aprimoramentos para, em breve, colocar a aeronave no ar. E as apostas no sucesso do Windrunner são imensas.

O modelo tem medidas que impressionam. Segundo dados oficiais da empresa, são 24 metros de altura, 108 metros de comprimento e 80 metros de envergadura, além de ter capacidade para carregar até 80 toneladas de carga. Apenas para efeitos de comparação, o gramado do Maracanã, que já foi considerado o maior estádio do mundo, tem 105 metros de comprimento, três metros a menos que o Windrunner.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x