1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Heineken e ENGIE firmam parceria de 21 milhões de euros para criar uma das maiores plantas solares do planeta, reduzindo até 7 mil toneladas de emissão de CO2
Tempo de leitura 2 min de leitura

Heineken e ENGIE firmam parceria de 21 milhões de euros para criar uma das maiores plantas solares do planeta, reduzindo até 7 mil toneladas de emissão de CO2

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 02/10/2023 às 15:42
Heineken e ENGIE firmam parceria de 21 milhões de euros para criar uma das maiores plantas solares do planeta, reduzindo até 7 mil toneladas de emissão de CO2
Planta solar da Heineken em parceria com a ENGIE (Imagem / Reprodução: Heineken)

Heineken, a conhecida marca de cerveja, fez uma parceria com a ENGIE para construir a maior planta solar térmica da Europa. Localizada na ensolarada Sevilha, Espanha, a instalação de vanguarda tem uma notável capacidade de 30 MW e um armazenamento de 68 MWh que ocupa uma área de 8 hectares.

Com o poder do sol como seu principal aliado, a planta tem o potencial de reduzir o consumo de gás fóssil da Heineken em mais de 60%. Isso é equivalente a eliminar quase 7.000 toneladas de emissões de CO2 por ano. A iniciativa coloca em prática os princípios de sustentabilidade da empresa, que busca minimizar sua pegada de carbono.

Energia renovável na fabricação de cerveja e investimento

O funcionamento da planta se dá por meio da energia renovável, totalmente livre de emissões, utilizada para aquecer e resfriar a água em um circuito fechado. O objetivo da Heineken é que até o final de 2024, sua cervejaria em Sevilha seja abastecida por 84% de energia renovável, tanto elétrica quanto térmica.

A empresa investiu 21 milhões de euros no projeto, que também foi co-financiado com fundos do ERDF (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). Além de contribuir para um futuro mais sustentável, o investimento é parte de um Acordo de Compra Térmica que garante um fornecimento estável de energia renovável, tornando o projeto economicamente viável.

Planta solar da Heineken em parceria com a ENGIE (Imagem / Reprodução: Heineken)

Visão de futuro e compromisso

Através de uma Parceria de Compra Térmica, estamos garantindo um fornecimento estável de energia renovável e também tornando esse projeto pioneiro economicamente viável, informou a Heineken em um comunicado oficial.

Esse projeto demonstra não apenas a busca pela excelência em produção sustentável, mas também uma visão de futuro onde as empresas podem ter um impacto positivo no meio ambiente.

Com informações da Heineken.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos