1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Halliburton e Consórcio de Libra firmam parceria para implementar tecnologia de ponta na Bacia de Santos, para reduzir as despesas e acelerar o tempo de produção
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Halliburton e Consórcio de Libra firmam parceria para implementar tecnologia de ponta na Bacia de Santos, para reduzir as despesas e acelerar o tempo de produção

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 12/12/2023 às 15:06
A Halliburton assinou um contrato com o consórcio de Libra, liderado pela Petrobras, para desenvolver um gêmeo digital no campo de Mero, Bacia de Santos. A tecnologia visa reduzir despesas, acelerar a produção e melhorar a recuperação de petróleo.
Foto: Petrobras/Divulgação

A Halliburton assinou um contrato com o consórcio de Libra, liderado pela Petrobras, para desenvolver um gêmeo digital no campo de Mero, Bacia de Santos. A tecnologia visa reduzir despesas, acelerar a produção e melhorar a recuperação de petróleo.

Em um anúncio realizado na última segunda-feira, (11/12), a Halliburton, renomada empresa de serviços para a indústria de petróleo e gás, revelou um novo contrato firmado com o consórcio de Libra, liderado pela gigante brasileira Petrobras. O acordo prevê o desenvolvimento de uma tecnologia conhecida como gêmeo digital, para um sistema no campo de Mero, localizado no pré-sal da Bacia de Santos.

Desenvolvimento de gêmeo digital no Campo de Mero promete avanços na indústria de petróleo

Segundo comunicado oficial divulgado pela Halliburton, a tecnologia a ser implementada desempenhará um papel crucial no auxílio ao consórcio de Libra.

Permitindo a “redução de despesas de capital, aceleração dos tempos de produção e melhoria da taxa de recuperação de petróleo bruto, utilizando novos insights obtidos em um ambiente em tempo real.”

O consórcio de Libra, composto por Petrobras, Shell Brasil, TotalEnergies, CNPC, CNOOC, e com a Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) representando o Governo na área não contratada, tem como operadora principal a Petrobras.

A colaboração entre a Halliburton e o consórcio visa desenvolver um gêmeo digital integrado e dinâmico do sistema de produção, abrangendo reservatório, poços e rede submarina.

Halliburton e Consórcio de Libra transformam operações no Pré-Sal com inovação tecnológica

Esse projeto inovador unirá sensores, dados e modelos de ativos, incorporando elementos como sísmica 4D e completions inteligentes por meio de sistemas com visão em tempo real do reservatório, poços e instalações.

A finalidade é facilitar a caracterização de ativos, possibilitar o monitoramento proativo de reservatórios e otimizar as operações de ativos por meio de planejamento estratégico.

Nagaraj Srinivasan, vice-presidente sênior da Landmark, o departamento da Halliburton especializado em Soluções Digitais, destacou a importância do projeto: “Este sistema dinâmico capacitará o consórcio com insights abrangentes e contínuos sobre oportunidades de otimização, potencial de redução de custos e mitigação de incertezas ao longo do ciclo de vida dos ativos.”

A Landmark, segundo Srinivasan, reitera sua liderança no aproveitamento de soluções digitais e de nuvem para revolucionar o desempenho dos reservatórios e a otimização de ativos.

O que é gêmeo digital (digital twin) e como ela funciona?

Fonte: Geospatial World

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x