1. Início
  2. / Economia
  3. / Haddad afirma que os preços dos alimentos vão cair, mas o café e ovo preocupam
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Haddad afirma que os preços dos alimentos vão cair, mas o café e ovo preocupam

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/03/2025 às 10:36
preços dos alimentos
© Antonio Cruz/Agência Brasil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que os preços dos alimentos devem recuar. No entanto, ele demonstrou preocupação com dois itens específicos que continuam em alta: o café e o ovo, essenciais na mesa dos brasileiros.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (21) que espera uma queda nos preços dos alimentos nos próximos meses. No entanto, demonstrou preocupação com dois itens específicos: o café e o ovo.

Durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda., Haddad destacou que a demanda mundial por café tem crescido e isso pode pressionar os preços no Brasil. “Tem alguns itens que estão inspirando mais cuidado. Por exemplo, o aumento da demanda mundial por café inspira cuidado”, disse.

Possível especulação no mercado de ovos

O ministro também apontou possíveis distorções no mercado de ovos. Segundo ele, apesar do Brasil exportar pouco esse produto, o preço interno pode estar sendo afetado por outros fatores.

Ovo é outra preocupação… Exportamos pouco ovo. Nossa exportação de ovo é muito pequena, mas pode estar havendo concentração de mercado, pode estar tendo especulação com o preço”, afirmou.

Para entender melhor o cenário, Haddad disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já acionou o Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A orientação é investigar os fatores que estão influenciando o aumento do preço do ovo no país.

Fatores que podem ajudar a reduzir os preços

Apesar das preocupações, Haddad manteve uma visão otimista sobre o cenário geral.

Ele mencionou dois pontos que devem ajudar a aliviar os preços: a atual colheita da safra agrícola e a valorização do real frente ao dólar.

Conforme o ministro, esses dois fatores tendem a melhorar a oferta de alimentos e a reduzir os custos de importação, colaborando para a queda nos preços ao consumidor.

Lula barrou imposto sobre compras internacionais de até US$ 50

No mesmo podcast, Haddad também revelou que tentou criar um imposto sobre compras internacionais de até US$ 50 por meio de uma portaria, mas foi impedido pelo presidente Lula.

Esse imposto poderia ter sido cobrado por uma portaria minha, porque imposto de importação é regulatório. Não foi feito porque Lula não me deixou fazer. Estou sendo sincero, eu queria fazer. Fizemos uma reunião e ele disse: eu não quero. Já tem ICMS e eu não vou fazer isso”, afirmou.

Haddad explicou que o imposto de importação é regulatório e não exigiria aprovação do Congresso. Mesmo assim, Lula decidiu não avançar com a medida. Segundo o presidente, o ICMS já seria suficiente.

O ministro ainda lembrou que a cobrança do ICMS sobre essas compras foi iniciada pelos próprios governadores, inclusive os de oposição. “Quem cobrou imposto sobre as blusinhas? Foram os 27 governadores com ICMS”, concluiu.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x