GWM planeja trazer o Fusca elétrico clonado da China para o Brasil em breve. O veículo elétrico entregará uma autonomia surpreendente de 400 km.
A montadora GWM está se preparando para chegar ao mercado nacional de veículos com sua marca de carros elétricos urbanos, chamada de Ora. A empresa já conta com uma parceria com a BMW na China e a submarca deve dar início às atividades no país com opções de elétricos sustentáveis, e o melhor, com um GWM Fusca elétrico, veículo bastante conhecido e amado pelo público do país.
GWM Fusca elétrico pode atingir uma velocidade máxima de 160 km/h
A chegada da Ora ao Brasil compõe os planos da GWM de expansão no país. A empresa busca aproveitar o crescente interesse do mercado de carros elétricos no Brasil e, para que isso seja possível, investirá em opções sustentáveis.
Entretanto, em território brasileiro, os veículos não terão os mesmos nomes que suas versões chinesas. No país asiático, alguns modelos são o Good Cat, Ballet Cat, e Punk Cat. Por aqui devem ser batizados por siglas.
- Fiat Toro: de picape poderosa a bebedora de combustível? A insatisfação dos proprietários explode
- Nova lei de trânsito traz multa imperdoável, suspensão de 12 meses da CNH e vira pesadelo dos motoristas brasileiros
- Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas
- Os 05 carros usados surpreendentes que valem cada centavo: descubra os carro populares mais recomendados que são verdadeiros achados e fazem sucesso entre os compradores!
A Ora não fará um Fusca clonado, literalmente, na verdade, os modelos da marca se parecem com o clássico popular da Volkswagen. O primeiro modelo que chegará ao Brasil será o Good Cat, que por aqui receberá outro nome.
O veículo é um hatchback com 4,13 metros de comprimento e 2,65 metros entre-eixos. O veículo é movido por um motor elétrico de 145 ou 173 cavalos, com velocidade máxima de 160 km/h.
A bateria pode ser carregada até 80% em apenas 45 minutos e o carro possui uma autonomia de até 400 km. Com o lançamento, a Ora espera dar aos brasileiros uma opção de elétrico sustentável e, claro, nostálgico.
Diferença entre os modelos inspirados no Fusca
Vale lembrar que não é só o Good Cat que é conhecido como o Fusca. Os modelos Ballet Cat e Punk Cat foram abertamente inspirados no modelo da Volkswagen, inclusive parecendo mais a versão original do modelo que o New Beetle e o último Fusca lançado.
A diferença entre as duas versões do Fusca elétrico é que o Ballet é mais focado ao público feminino, o que, à época do lançamento, resultou em estereótipos machistas e críticas.
Em 2022, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), da China, revelou que o veículo da Great Wall Motors conta com 544 cavalos de potência, gerados por dois motores de 245 e 299 cavalos. Esta versão é a top de linha com tração integral.
O GWM Fusca, além dos motores elétricos duplos, contava com uma versão de um motor único, entretanto não foi revelada a potência do propulsor. Entretanto, há uma diferença de peso significativa, visto que a opção mais potente pesa cerca de 2.350 kg e o monomotor 2.245 kg, isto é, 105 kg a menos.
Engenheira transforma veículo elétrico em Fusca elétrico
Além da GWM, que planeja trazer o Fusca Clonado ao Brasil, a engenheira de telecomunicações que atua no Espírito Santo, Aline Santos, que possui um VW Fusca 72, modificou o motor de quatro cilindros, movido a gasolina pelo motor elétrico, roda com o veículo modificado desde 2018 pelo estado, e chama muita atenção, visto que o veículo não faz nenhum som, o que é algo característico do Fusca movido a gasolina.
A engenheira afirma que realizou a modificação no seu VW Fusca pois desejava entender melhor os motivos por trás dos carros elétricos terem um custo tão alto no país, e assim adaptou seu carro com o auxílio de amigos que também se interessaram e acreditaram no projeto do VW fusca elétrico.