1. Início
  2. / Marítimo
  3. / Guindaste de alta tecnologia chega no Porto de Paranaguá para auxiliar na descarga de granéis sólidos. Equipamento foi escolhido por seu alto potencial de produtividade
Tempo de leitura 3 min de leitura

Guindaste de alta tecnologia chega no Porto de Paranaguá para auxiliar na descarga de granéis sólidos. Equipamento foi escolhido por seu alto potencial de produtividade

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 08/02/2023 às 22:18
Para agilizar a descarga de granéis sólidos, chegou no Porto de Paranaguá um guindaste equipado com tecnologia de ponta. A solicitação do equipamento foi feita para tornar o processo mais prático, economizando tempo e o transformando em retorno financeiro.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Para agilizar a descarga de granéis sólidos, chegou ao Porto de Paranaguá um guindaste equipado com tecnologia de ponta. A solicitação do equipamento foi feita para tornar o processo mais prático, economizando tempo e o transformando em retorno financeiro.

O segmento de granéis sólidos no Paraná vai contar com um guindaste de alta tecnologia para tornar o processo de descarga mais rápido e eficiente. O equipamento chegou no Porto de Paranaguá junto de outros três guindastes e será usado com foco nos granéis sólidos de importação, especificamente os fertilizantes.

Guindaste é marcado como equipamento especial, com alto valor agregado, fazendo com que o Porto de Paranaguá se torne uma influência ainda maior na área

No conjunto dos guindastes, cada equipamento representa um projeto específico, por isso todos vêm desmontados e vão ser organizados por especialistas.

A carga vem direto de Rostock, na Alemanha, com alta tecnologia agregada a cada obra desenvolvida, demonstrando a preocupação do estado em garantir itens de qualidade.

Ao falar sobre a chegada dos guindastes, o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, reforçou: “Os portos do Paraná têm certa tradição na operação de cargas especiais, já tendo recebido muitas peças desse porte e outras, até maiores”.

O uso de equipamentos renomados no mercado faz com que a região se consagre como pioneira em alta tecnologia e eficiência no mercado, conquistas que impactam diretamente na economia do Brasil, por exemplo, assim como de maneira pontual no próprio estado também.

O Guindaste Móvel Portuário LHM 550, que chegou a Paranaguá, é uma referência na área e foi adquirido pela empresa Harbor, atuante no setor portuário.

Ele é visto como um dos maiores expoentes na descarga de granéis no Brasil e, até o momento, é o único do seu tipo em todo o estado do Paraná.

Com o alto índice de capacidade e produtividade para descarga de granéis, o LHM 550 vai acelerar o ritmo de produção e contribuir com a expansão da área no estado a longo prazo.

Modelo LHM 550 pesa mais de 400 toneladas, mas a infraestrutura está preparada para suportá-lo, como afirma o diretor de Operações

De acordo com Luiz Teixeira da Silva Júnior, o cais do Porto de Paranaguá tem o reforço necessário para que o equipamento seja usado em seu completo potencial para a descarga dos granéis de importação.

Em sua fala, ele complementa: “Além disso, a produtividade por berço nos portos de Paranaguá e Antonina reforça a eficiência dos operadores portuários e da mão-de-obra empregada”, mencionando os benefícios a serem conquistados por toda a região com a nova aquisição.

Ao falar sobre o guindaste, Douglas Soares Pires, que é gerente de Operações da Harbor, deixou claro os motivos pelos quais o LHM 550, especificamente, foi escolhido: “[O modelo] tem capacidade para 154 toneladas, a cada movimento, e alcance de 54 metros, propiciando maior produtividade e atendimento de grandes navios Panamáx, Pós-Panamáx e Capesize”.

Considerando a segurança do Porto, a escolha se mostrou ainda mais viável, já que traz diversos benefícios na escala da produtividade, como Pires bem enfatizou: “É um equipamento moderno, produtivo e com alto nível de tecnologia, com sistema de energia por acumulador e eletrônica, o que garante melhor desempenho, alto nível de segurança, controle de movimentos, ciclos de trabalhos curtos e produtivos”.

A presença do guindaste LHM 550 representa um grande passo para o comércio do Paraná no segmento dos granéis sólidos. A alta tecnologia acoplada ao equipamento vai promover um processo de descarga mais rápido e assertivo, impactando positivamente todo o sistema, como se espera.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos