1. Início
  2. / Energia Solar
  3. / Grupo Cesbe Inova com o Lançamento da Giya para Revolucionar o Mercado de Energia Solar e Geração Distribuída
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Grupo Cesbe Inova com o Lançamento da Giya para Revolucionar o Mercado de Energia Solar e Geração Distribuída

Escrito por Corporativo
Publicado em 06/09/2024 às 12:47

Grupo Cesbe lança Giya, nova empresa focada na revolução energética com soluções de geração distribuída de energia solar e consultoria técnica especializada.

O Grupo Cesbe anunciou a criação da Giya, uma empresa voltada para a transformação do setor energético. A Giya promete oferecer soluções inovadoras em geração distribuída de energia solar, aliadas a consultorias técnicas especializadas. Com essa nova empreitada, o Grupo Cesbe busca solidificar sua posição como líder no mercado de energia renovável.

Considerada uma das maiores empresas de engenharia e energia do Brasil, a Cesbe, agora com a Giya, pretende movimentar bilhões no mercado de energia fotovoltaica até 2030. Com mais de 80 anos de experiência, a Cesbe reafirma seu compromisso com o futuro energético do país. A proposta da Giya é se tornar referência nacional em tecnologias sustentáveis, impulsionando o desenvolvimento econômico e ambiental.

O crescente mercado de energia solar no Brasil está repleto de oportunidades. ‘Nossa missão é projetar e construir as futuras usinas de energia fotovoltaica que farão parte dessa grande revolução energética, liderada atualmente por países como China e Estados Unidos’, afirma Rodrigo Kimura, Diretor de Energia do Grupo Cesbe.

Revolução Energética com Grupo Cesbe

A empresa Giya é uma das poucas que oferece uma solução completa, abrangendo todas as etapas do processo de implementação de uma usina – desde a prospecção do terreno ideal até o início da operação. Segundo o mais recente estudo da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), o uso de energias renováveis em todo o mundo atingiu um recorde em 2023, com uma capacidade instalada de 3.870 GW. No total, essas fontes de energia foram responsáveis por 86% da nova capacidade instalada no ano anterior.

Capacidade Instalada e Geração Solar

De acordo com o relatório, a energia solar liderou a expansão de capacidade, respondendo por 73% do crescimento observado, seguida pela energia eólica com 24%. Em 2023, o Brasil registrou o maior aumento de geração solar de toda a sua série histórica. Na prática, o país alcançou 36 gigawatts de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica, o que fez de 2023 um dos anos mais notáveis para o setor. O acréscimo foi de 10,6 gigawatts, visto que, no início de 2023, esse número estava em 25,4 gigawatts.

Geração Distribuída e Inovação

Conforme levantamento da Mordor Intelligence, especialista em análise e consultoria industrial, a geração distribuída de energia solar se consolidou como uma solução inovadora e essencial para atender às necessidades energéticas futuras. Com uma capacidade instalada projetada para atingir 301,75 gigawatts até 2029, o Brasil se destaca globalmente, especialmente em relação à geração solar e eólica. No cenário mundial, China e Estados Unidos lideram o setor, cuja capacidade aumentou seis vezes desde 2010.

Soluções do Grupo Cesbe e Energia Limpa

A Giya surge para oferecer soluções de geração distribuída que proporcionam benefícios econômicos e ambientais significativos. Num setor que cresce rapidamente, impulsionado por incentivos governamentais e pela busca de alternativas sustentáveis, a nova empresa está plenamente preparada, amparada por todo o know-how do Grupo Cesbe, agora focado no mercado de energia limpa. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), há atualmente cerca de 4 milhões de unidades consumidoras e 30 GW de geração distribuída no Brasil. Com o aumento do interesse de empresas do agronegócio e fundos de investimento, este número tende a crescer.

Viabilidade Técnica e Créditos de Energia

Fabiano Fenelon, Gerente Executivo de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Cesbe, afirma que a Giya irá oferecer soluções de prospecção, avaliação e estudos de viabilidade técnica das áreas onde serão instaladas as usinas, além de desenvolver e aplicar os projetos básico e executivo dessas instalações. A empresa também será responsável pela operação e manutenção das usinas, criando processos necessários para garantir a eficiência e longevidade das instalações solares. Na opinião de Kimura, um dos maiores diferenciais da nova empresa é a capacidade de oferecer uma consultoria técnica especializada para definir os melhores parceiros para gestão dos créditos de energia gerados pelas novas usinas, aumentando assim a previsibilidade do retorno sobre o investimento.

Projetos Atuais do Grupo Cesbe

O Grupo Cesbe, que investe e opera ativos próprios de energia há mais de 20 anos, incluindo pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), linhas de transmissão e usinas fotovoltaicas (UFVs), com mais de 10 GW de potência instalada, já possui sete projetos em andamento no setor de usinas solares. Três desses projetos estão no Rio Grande do Sul (dois em Maçambará e um em Redentora), dois em São Paulo (Descalvado e Porto Feliz) e dois no Paraná (Cianorte e Rondon). ‘Mesmo antes do lançamento da Giya, já recebíamos contatos de investidores interessados em discutir novos projetos’, comenta Fenelon. Segundo o Ambiente Energia, um dos principais portais de notícias do setor, o mercado deve movimentar cerca de R$100 bilhões até 2030.

Histórico e Clientes do Grupo Cesbe

Presente no Brasil desde 1946, o Grupo Cesbe já realizou mais de 1,1 mil obras. Entre seus clientes estão grandes empresas como Klabin, Atlas Renewable Energy, AES Brasil, Suzano, Vale, Statkraft e Enel Green Power. Para mais informações, acesse http://energiya.com.br/.

Fonte: Imprensa GRUPO CESBE

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x