Emirados Árabes Unidos e Brasil se uniram para produzir mísseis de longo alcance em uma nova fábrica em São Paulo. A parceria foi firmada entre o EDGE Group e a SIATT, e visa competir com a França, a nº1 no mercado de defesa.
O Brasil pode se tornar um dos principais produtores de mísseis de longo alcance do mundo, graças a uma parceria entre a empresa brasileira SIATT e o grupo árabe EDGE Group. A SIATT, que já fabrica armamentos inteligentes para as Forças Armadas do Brasil, recebeu um aporte de US$ 3 bilhões do EDGE Group, que comprou 50% do seu capital no ano passado. O investimento será usado para construir uma fábrica de armamento em São José dos Campos, no interior de São Paulo, que terá 7 mil metros quadrados e gerará 200 empregos diretos.
Parceria bilionária entre SIATT e EDGE Group promete revolucionar o mercado de mísseis com nova fábrica
A nova fábrica terá como foco o desenvolvimento e a produção de mísseis de longo alcance, que podem atingir alvos a até 70 quilômetros de distância.
Esse tipo de armamento é estratégico para a defesa naval, por permitir neutralizar ameaças antes que elas se aproximem da costa.
-
A prensa de giga-toneladas: a máquina italiana do tamanho de uma casa que a Tesla usa para transformar 70 peças de um carro em uma só
-
China toma decisão drástica e restringe exportação global de produtos estratégicos usados no âmbito civil e militar e montadoras de carros podem ser afetadas
-
As montanhas da Serra Fluminense escondem uma fábrica lendária, líder global e completando 130 anos; o que ela faz?
-
Estado de SP vai ganhar novo aeroporto internacional! Obra, que já tem data para sair do papel, deve gerar 5 MIL empregos e ter efeito multiplicador em hotelaria, comércio e serviços
Atualmente, a SIATT tem um contrato com a Marinha brasileira para fornecer o MANSUP, o míssil antinavio de longo alcance nacional, que ainda está em fase de qualificação e deve entrar em operação em 2025.
O conglomerado árabe aposta na tecnologia brasileira de mísseis de longo alcance
O EDGE Group, por sua vez, é um conglomerado de 25 empresas controlado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, que atua no setor de defesa e segurança.
O grupo foi criado em 2019, após a saída dos Emirados da guerra no Iêmen, e tem como objetivo se tornar um dos líderes mundiais em soluções de defesa.
A parceria com a SIATT visa ampliar o mercado de mísseis de longo alcance, que hoje é dominado pela empresa francesa MDBA, que fabrica um míssil capaz de atingir 200 quilômetros.
A fábrica de mísseis do EDGE Group e da SIATT deve começar a operar em 2026, e promete colocar o Brasil na vanguarda da tecnologia de defesa.
O projeto também deve fortalecer as relações comerciais e diplomáticas entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos, que são parceiros estratégicos na região do Oriente Médio.
Sobre a SIATT
Fonte: GizModo