Empresa finlandesa desenvolverá o design de seis embarcações que serão as primeiras do Mediterrâneo projetadas para o combustível alternativo, reforçando a aposta em navios sustentáveis.
O estaleiro China Merchants Jinling Shipyard (Weihai) contratou a empresa de engenharia marítima finlandesa Deltamarin. O objetivo é projetar seis novos navios de passageiros e carga (Ro-Pax) prontos para metanol. A encomenda foi realizada pelo grupo de transporte marítimo italiano Grimaldi.
Acordo estratégico para a construção de navios inovadores
A Deltamarin confirmou o contrato de design e engenharia em 24 de junho. A empresa ficará responsável pelo projeto básico e detalhado dos navios. Estas embarcações fazem parte da classe “Next Generation Med”, encomendada pela Grimaldi em abril deste ano. O trabalho de design terá início imediato na Deltamarin.
Prazos e operação dos novos navios no Mediterrâneo
A entrega dos navios está programada para ocorrer entre 2028 e 2030. Os seis navios serão implantados nas principais rotas do Mediterrâneo. Eles operarão sob as marcas Grimaldi Lines e Minoan Lines. Quatro das embarcações serão operadas pela Grimaldi Lines sob a bandeira italiana. Os outros dois serão registrados sob a bandeira grega para operação pela Minoan Lines, uma subsidiária da Grimaldi.
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Especificações técnicas e capacidade dos futuros navios
Cada uma das novas embarcações terá 229 metros de comprimento. A capacidade de carga será de 3.300 metros de faixa para veículos rolantes. Haverá também espaço para mais de 300 veículos de passageiros. A capacidade total de cada um destes navios será de até 2.500 passageiros.
Pioneirismo em sustentabilidade
Os novos navios serão movidos por motores capazes de operar com metanol. Isso os torna os primeiros navios no Mediterrâneo projetados especificamente para este combustível alternativo. O projeto inclui tecnologias verdes adicionais. Entre elas estão a prontidão para energia em terra, revestimentos de casco à base de silício e projetos otimizados de casco e hélice. Sistemas avançados de gerenciamento de energia a bordo também serão utilizados. A Grimaldi prevê que esses recursos reduzirão as emissões de CO2 por unidade de carga em mais de 50% em comparação com os navios atuais.
Expansão da parceria e projetos anteriores para o Grupo Grimaldi
No início deste ano, a Deltamarin já havia sido contratada pelo mesmo estaleiro chinês. Na ocasião, o projeto foi para um trio de novos navios Ro-Pax. Essas embarcações também integram o pedido de frota pronta para metanol da Grimaldi. O trio, operado pela Finnlines do Grupo Grimaldi, atenderá uma rota no Mar Báltico, entre a Finlândia e a Alemanha.



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