O Porto do Itaqui, no Maranhão, ganha protagonismo no escoamento de grãos, combustíveis e minérios, conectando o Centro-Norte do Brasil ao mercado global.
O Porto do Itaqui, um dos principais polos logísticos do Brasil, reforçou sua importância estratégica em 2024 com a construção de um novo berço de atracação. A obra, realizada em São Luís, no Maranhão, visa ampliar a capacidade de exportação em mais de 8 milhões de toneladas por ano, respondendo à crescente demanda da produção agropecuária do Centro-Oeste e Norte do país.
A estrutura faz parte do plano de expansão do porto, que atualmente conta com nove berços com profundidades que variam entre 12 e 19 metros. Isso permite o recebimento de navios de grande porte, conectando o Brasil a mercados da Europa, América do Norte e Ásia.
Porto do Itaqui: conexão eficiente entre o Brasil e o mundo
Localizado no bairro Itaqui, em São Luís, o porto tem uma posição geográfica estratégica. Seu nome, de origem tupi-guarani, significa “rio das pedras” — referência à geografia local e à presença histórica indígena.
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O assessor do porto, Paulo Ricardo Martins Nunes, destaca que o Porto do Itaqui é hoje uma das principais rotas de exportação de grãos, combustíveis e minérios.
Ele integra o chamado Arco Norte, que inclui portos como Santana (AP), Vila do Conde (PA), Itacoatiara (AM) e Santarém (PA).
Esse corredor logístico tem se mostrado cada vez mais competitivo, oferecendo um caminho mais curto para o escoamento de cargas com destino ao exterior.
Corredor Centro-Norte impulsiona o agronegócio brasileiro
Além do Arco Norte, o Porto do Itaqui também compõe o Corredor Centro-Norte, rota que interliga estados como Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí ao comércio global.
Essa conexão é fundamental para o agronegócio, especialmente na exportação de grãos como soja e milho.
O terminal conta com dois sistemas de embarque de grãos de alta capacidade e infraestrutura integrada à malha ferroviária e rodoviária.
Essa sinergia garante agilidade no transporte da produção até o porto e sua expedição via navios.
Terminais de grãos reforçam a força do Porto
Dois terminais se destacam nas operações com grãos:
- Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão):
Armazenagem de até 500 mil toneladas
Alta capacidade de expedição marítima - TPSL (Terminal Portuário São Luís):
Cinco silos e dois armazéns
Capacidade estática de 255 mil toneladas
Esses terminais tornam o Porto do Itaqui um dos maiores corredores de exportação de grãos do país, consolidando sua posição como elo vital da logística brasileira.
Com a movimentação de cargas diversificadas, o Porto do Itaqui impulsiona a economia local e nacional. Gera empregos diretos e indiretos, fomenta o comércio e atrai novos investimentos para o Maranhão.
À medida que a demanda por exportações cresce, especialmente no setor agrícola, o porto se mostra preparado para atender às exigências do mercado global com eficiência, tecnologia e infraestrutura.