Está em busca de uma graduação EAD gratuita em Instituto Federal sem usar ENEM? Esta é sua chance! O IF Sudeste MG conta com maias de 700 vagas em cursos gratuitos sem cobrar nada!
Para quem planeja iniciar seus estudos no segundo semestre deste ano, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) já está com inscrições abertas para uma ampla gama de cursos gratuitos. A instituição anunciou os editais de seu novo processo seletivo, que disponibiliza mais de 750 vagas em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto a distância, em diversas cidades. Esta é uma excelente oportunidade para ingressar no Instituto Federal sem a necessidade de utilizar a nota do ENEM.
Confira a distribuição das vagas em cursos de graduação EAD gratuita
As vagas em cursos gratuitos do Instituto Federal estão distribuídas nas cidades de Barbacena, Juiz de Fora, Rio Pomba, Manhuaçu, Santos Dumont e São João del-Rei. Entre os cursos de graduação EAD gratuita do Instituto Federal sem usar ENEM estão:
Juiz de Fora
- Engenharia Mecatrônica (18 vagas);
- Engenharia Elétrica (18 vagas);
- Licenciatura em Física (20).
Rio Pomba
- Tecnologia em Laticínios. (28)
Santos Dumont
- Engenharia Ferroviária e Metroviária. (21)
Barbacena e São João del-Rei
- Tecnologia em Gestão de Turismo. (35 para cada Campus)
Este novo processo seletivo para cursos de graduação EAD gratuita do Instituto Federal é a aplicação da nova Lei de Cotas. Ela determina que os candidatos concorrerão às vagas reservadas (50% do total) apenas se não obtiverem as notas para ingresso pelas vagas de ampla concorrência.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
A reserva de vagas leva em conta se o candidato estuda ou estudou em instituições da rede pública e, em grupos específicos, aspectos como a renda familiar e a autodeclaração étnico-racial e se ele é uma pessoa com deficiência.
Siga os passos abaixo para se inscrever e entrar no Instituto Federal sem usar ENEM
Os candidatos devem se inscrever no processo seletivo de cursos gratuitos do Instituto Federal dos dias 28 de março a 7 de maio, a partir de um computador, através da página do IF Sudeste MG). As unidades participantes da seleção também preveem atendimento presencial para o cadastro, em horários que podem ser consultados nos editais. O acesso ao sistema de inscrições será realizado a partir da conta do candidato.
Para os candidatos de cursos técnicos a inscrição é gratuita. Já para os candidatos às formações de graduação EAD gratuita, a taxa é de R$ 50,00. O pagamento da GRU pode ser realizado até o dia 8 de maio, exclusivamente em agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil.
O investimento é referente apenas à etapa da seleção, visto que o Instituto Federal é uma instituição pública e não cobra mensalidade para nenhum de seus cursos gratuitos.
Entenda como funciona a isenção e o processo de seleção para os cursos gratuitos
Pela primeira vez em um processo seletivo do IF Sudeste MG, o pedido de isenção deve ser realizado já durante o período de inscrições, mais especificamente entre 28 de março e 8 de abril. Os candidatos que têm direito à gratuidade devem aguardar a divulgação do resultado final dos pedidos de isenção antes de se inscreverem no processo seletivo.
O método de seleção para a graduação EAD gratuita varia de acordo com a modalidade. A formação das turmas dos cursos técnicos, concomitantes e ou subsequentes será determinada por um sorteio, cuja realização está prevista para o dia 20 de junho.
Os candidatos às vagas dos cursos de graduação poderão ser aceitos no Instituto Federal sem usar ENEM, visto que os mesmos farão uma prova no dia 9 de junho. O exame contará com 45 questões de prova objetiva e uma redação. O ingresso na pós-graduação depende de critérios específicos para cada curso e descritos nos editais.