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Governo vai gastar R$ 242 milhões em uma única obra para a COP 30

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 11/06/2025 às 18:36
COP 30
Foto: Reprodução

Investimento de R$ 242 milhões em Belém promete mudar a mobilidade urbana e deixar um legado importante após a COP 30.

A cidade de Belém, no Pará, está passando por uma transformação viária de grande porte. Com um investimento de R$ 242 milhões, a ampliação da Rua da Marinha pretende melhorar a mobilidade urbana antes da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a COP 30. Mas o impacto da obra vai além do evento.

Ampliação para seis faixas e integração urbana

A Rua da Marinha está sendo duplicada e prolongada em um trecho de 3,5 km. A via, que hoje possui duas faixas de rolamento, passará a contar com seis.

Dois trechos serão interligados por rotatórias, permitindo maior fluidez no trânsito. A nova estrutura vai conectar a Avenida Augusto Montenegro à Avenida Centenário, passando pela Avenida Santarém.

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Essa mudança vai integrar regiões importantes da cidade, facilitando a vida de moradores e melhorando o deslocamento diário. Segundo o governo, o objetivo é garantir uma infraestrutura que atenda à demanda crescente de tráfego, com ou sem eventos internacionais.

Nova rua da Marinha, em Belém, COP 30. — Foto: Divulgação

Um projeto que vai além da COP

A obra é considerada estratégica não apenas para receber a COP 30, mas também para preparar Belém para os próximos anos.

Com o crescimento urbano e o aumento no número de veículos, a cidade precisa de soluções duradouras. A duplicação da Rua da Marinha é uma dessas medidas.

A melhoria na circulação vai beneficiar bairros como Marambaia, onde a obra está localizada. Além disso, facilitará o acesso a outras regiões, com potencial para reduzir o tempo de deslocamento de milhares de pessoas.

Financiamento e execução estadual

O projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A execução está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O governo estadual também recebeu a transferência de 255 mil m² de área para garantir a realização da obra.

Segundo dados de abril de 2025, o andamento do projeto está em 32%. A obra começou em setembro de 2024, mas ainda não há uma data oficial de conclusão.

Sem data para entrega, mas com promessa de impacto

Embora a previsão de término ainda não tenha sido divulgada, o governo garante que a estrutura viária trará benefícios mesmo depois da conferência. A promessa é que a obra fique como um legado para a cidade, facilitando a circulação por décadas.

Essa obra, marcada pelo alto investimento e por mudanças urbanas significativas, será um dos marcos da transformação de Belém.

A COP 30 pode ser o impulso, mas o impacto será permanente para quem vive e se desloca na capital paraense.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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