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Localização MS, MT Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 47 comentários

Governo vai construir túnel colossal de 8 MILHÕES para caminhões (hexatrens) atravessarem rodovia

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 01/11/2024 às 02:55
Atualizado em 02/11/2024 às 16:57
Governo de MS lança túnel para hexatrens de eucalipto em projeto bilionário. Logística e sustentabilidade no setor de celulose.
Governo de MS lança túnel para hexatrens de eucalipto em projeto bilionário. Logística e sustentabilidade no setor de celulose.

Com um investimento milionário, Brasil terá projeto inovador: a construção de um túnel para hexatrens, caminhões gigantescos que transportam eucalipto para a indústria de celulose.

Esse túnel promete não apenas modernizar a logística do setor, mas também reduzir o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que alavanca a economia regional.

Em uma manobra milionária que promete mudar o cenário logístico do Mato Grosso do Sul, o governo estadual lançou uma licitação para construir uma estrutura sem precedentes.

Um túnel será aberto para facilitar o transporte de gigantescos caminhões chamados hexatrens, que carregam até 200 toneladas de eucalipto.

Esses veículos, que mais parecem trens do que caminhões comuns, são vitais para a crescente indústria de celulose, já movimentando milhões de reais e impulsionando novas rodovias e fábricas.

No centro deste projeto está a MS-338, uma rodovia estadual ainda em pavimentação que promete conectar as cidades de Camapuã e Ribas do Rio Pardo.

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Com uma extensão de 111,5 km, essa rota está se tornando o corredor principal para hexatrens, que percorrem longas distâncias para abastecer grandes indústrias como a Suzano.

O túnel é uma peça essencial para garantir a segurança e a eficiência desses caminhões colossais, uma vez que atravessar a rodovia sem ele representa riscos de acidentes e interrupções na logística.

Projeto do túnel é avaliado em milhões

A Agesul, agência estadual responsável pela gestão de empreendimentos, estimou o valor dessa obra em cerca de R$ 8,7 milhões.

Publicada no dia 30 de outubro, a licitação prevê que as empresas interessadas apresentem suas propostas no próximo dia 26 de novembro.

O critério de escolha será o menor preço, buscando garantir que o custo não comprometa o orçamento estadual.

Esse investimento é parte de um plano maior para tornar a região um polo industrial altamente competitivo, aproveitando os recursos naturais e a proximidade com as principais empresas de celulose.

A localização do túnel será estratégica, entre a BR-060 e a MS-357, para facilitar o escoamento do eucalipto até a nova unidade da Suzano, em Ribas do Rio Pardo.

A rodovia, quando finalizada, promete impulsionar a economia local, beneficiando não apenas a indústria de celulose, mas também o agronegócio, que depende de uma malha rodoviária eficiente.

Suzano lidera a modernização logística

A Suzano, gigante da celulose com duas fábricas na região, é a principal impulsionadora da utilização dos hexatrens, que se destacam como uma alternativa sustentável ao transporte de matéria-prima.

Desde julho de 2024, a empresa opera uma nova unidade em Ribas do Rio Pardo, fortalecendo seu compromisso com a logística eficiente e o meio ambiente.

Com 25 hexatrens em circulação, cada um composto por seis semirreboques, a Suzano consegue reduzir significativamente as emissões de carbono, um diferencial competitivo no mercado internacional.

O uso dos hexatrens para transportar madeira contribui para uma economia significativa de combustível e diminuição do tráfego pesado em rodovias tradicionais.

Além disso, a empresa possui 457 mil hectares de florestas plantadas no Mato Grosso do Sul, com planos de concentrar as plantações próximas à fábrica para otimizar o transporte.

Hexatrens: a solução da Volvo para grandes cargas

A fabricante Volvo, responsável pela criação dos hexatrens, destaca que esses veículos já se consolidaram como uma solução tradicional em regiões como Três Lagoas, onde operam há mais de uma década.

Com capacidade para 200 toneladas, esses caminhões oferecem um aumento de 127% na capacidade de carga em comparação aos tritrens e 27% em relação aos pentatrens, outros modelos de transporte utilizados na região.

A companhia afirma que os hexatrens são especialmente vantajosos para a preservação das rodovias, pois concentram grandes quantidades de carga em menos veículos, reduzindo o desgaste das vias.

Conforme a Agesul, a construção de uma segunda passagem na MS-338 é fundamental para evitar o impacto do tráfego dos hexatrens na estrada.

Ao permitir que esses veículos usem estradas internas, o governo estadual visa preservar a vida útil da rodovia, além de evitar acidentes que possam interromper o fluxo de produção para as indústrias de celulose.

Indústria de celulose impulsiona investimentos regionais

A região leste do Mato Grosso do Sul tornou-se um verdadeiro polo da produção de celulose, atraindo investimentos bilionários e novas fábricas.

Além das unidades da Suzano, estão previstas instalações da Arauco em Inocência e outra em Água Clara.

Esse crescimento também reflete o apoio financeiro do BNDES, que recentemente concedeu R$ 2,3 bilhões para fortalecer a infraestrutura viária na região, especialmente para melhorar as condições de transporte de produtos e pessoas.

Futuro da logística no Brasil passa por investimentos em infraestrutura

Esses investimentos, somados ao planejamento logístico para acomodar os hexatrens, revelam uma estratégia mais ampla de desenvolvimento regional, colocando o Mato Grosso do Sul como um centro importante para a indústria de base florestal e celulósica.

O uso dos hexatrens e a construção desse túnel evidenciam um esforço coordenado entre governo e setor privado para modernizar o transporte e promover uma economia mais sustentável.

Com o avanço desse tipo de projeto, o país poderá ver uma expansão de transporte com impacto positivo em várias frentes: da economia ao meio ambiente.

A implementação desse túnel pode se tornar referência para outros estados, que buscam alternativas para otimizar o transporte pesado em áreas industriais.

E você, o que acha? Vale a pena investir bilhões para adaptar a infraestrutura ao transporte de cargas pesadas no Brasil?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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