Decisão veio após forte apelo das empresas de transporte e delivery, garantindo suporte financeiro contínuo para motoristas e entregadores em meio à recuperação econômica.
Após forte pressão das gigantes dos serviços de transporte e delivery, Uber, iFood e 99, o Ministério da Economia decidiu manter o auxílio emergencial para os motoristas e entregadores dessas plataformas. A decisão veio após intensos debates e apelos por parte das empresas, que argumentaram sobre a necessidade de suporte financeiro contínuo para seus parceiros.
Motoristas da Uber, iFood e 99 garantem o auxílio emergencial após longa batalha judicial
O benefício, que teve origem durante a pandemia de Covid-19, foi criado para ajudar trabalhadores autônomos a enfrentar as dificuldades econômicas do período. Mesmo com o fim da pandemia e a volta à “normalidade”, as empresas Uber, iFood e 99 conseguiram, por meio da justiça, garantir a continuidade do auxílio emergencial para seus motoristas e entregadores, garantindo assim uma proteção financeira extra.
Essa ajuda, que havia sido interrompida no início de 2023, agora retorna para aliviar os impactos que ainda persistem para muitos trabalhadores, principalmente aqueles da Uber e 99, que enfrentaram uma queda no número de passageiros devido às restrições de circulação na época.
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Embora o iFood tenha visto um crescimento no número de pedidos durante o isolamento social, a empresa também fez parte da iniciativa para assegurar que os entregadores continuassem a receber o benefício.
Auxílio emergencial: um suporte necessário para motoristas de aplicativos
O auxílio emergencial tem sido uma das bandeiras defendidas pelas empresas de transporte e delivery desde o ano passado, quando foi suspenso. As plataformas como Uber, iFood e 99 argumentaram que, apesar de a economia estar se recuperando, os motoristas parceiros ainda precisam de apoio financeiro. Com isso, a luta pelo retorno do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) se intensificou.
Além de ajudar motoristas e entregadores, o Perse trouxe alívio para as empresas, ao reduzir impostos federais como IRPJ, CSLL e PIS/Cofins. Só para o iFood, essa medida gerou uma economia de R$535 milhões em tributos federais, de acordo com dados obtidos desde a concessão da liminar em agosto do ano passado.
A decisão final, que ainda aguarda um parecer da justiça, mantém os motoristas do Uber, iFood e 99 esperançosos. O Perse, que inicialmente era destinado a bares, restaurantes e empresas do setor de eventos, também incluiu plataformas de transporte e entrega, como estas três gigantes.
Com essa nova conquista, os trabalhadores autônomos ligados à Uber, iFood e 99 podem contar com um fôlego financeiro extra, enquanto a economia ainda se ajusta à retomada completa pós-pandemia.
A decisão ministerial reforça a importância do diálogo entre empresas e governo, demonstrando que, mesmo em tempos de recuperação, o apoio a setores essenciais, como o de motoristas de aplicativos e entregadores, é uma medida crucial para a estabilidade econômica dessas categorias. O auxílio será suficiente para manter a estabilidade desses trabalhadores no longo prazo?
Concordo que na época da Covid, a situação foi terrível para várias atividades, mas isto aconteceu nesse período! Atualmente, o que tem, são empresas lucrando muito e dividindo pouco com quem lhes dá suporte; por outro lado tem milhares de cidadãos
vivendo das vantagens oferecidas pelo governo e as transferências de renda, e como sempre, os oportunistas que se aproveitam de tais vantagens, muitos deles investindo esse capital extraído de programas de saúde, de aposentados que contribuíram durante 35 anos, e muito mais!
Sabemos que o Brasil oferece muitas vantagens para quem é esperto, em detrimento dos inteligentes e cumpridores de suas obrigações enquanto cidadãos responsáveis! Já passou da hora da fantasia e do enriquecimento ilícito, criador de parasitas. Dar a quem realmente necessita!
Imagina se a moda pega? Só porque empresas de um setor, que exploram a **** de trabalho, dizem que determinadas trabalhadores necessitam de ajuda então o governo dá ajuda? É impressionante ainda que na mesma matéria aqui diga que tal empresa conseguiu uma economia de centenas de milhões, enquanto isso coloca preço no serviço do outro mas não é empregada dele. A relação é de “parceria” mas enquanto o lucro é garantido de um lado, o ônus cai para o outro. Graças a Deus eu me libertei dessa atividade ingrata.
Como faz pra conseguir o auxílio sendo motorista 99pop?