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Governo federal e estadual investem mais de 200 MILHÕES na construção de rodoanel que promete aliviar trânsito em importante rodovia (BR) brasileira

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/11/2024 às 05:18
Atualizado em 13/11/2024 às 09:42
Rodoanel de Cuiabá avança e promete aliviar o trânsito na BR-163/364 com investimento de R$ 200 milhões. Finalização da obra está próxima.
Rodoanel de Cuiabá avança e promete aliviar o trânsito na BR-163/364 com investimento de R$ 200 milhões. Finalização da obra está próxima.
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Com um investimento bilionário e uma promessa de solucionar o trânsito na BR-163/364, o Rodoanel está em fase final e pode mudar a dinâmica da mobilidade urbana após anos de paralisação e desafios.

Após anos de espera, promessas e paralisações, as obras do Rodoanel que ligam Cuiabá a Várzea Grande finalmente avançam com força total, prometendo resolver um dos principais gargalos de tráfego da BR-163/364.

Este projeto ambicioso, que já consumiu mais de R$ 200 milhões de investimento entre governo federal e estadual, é visto como uma solução crucial para desviar o tráfego pesado de caminhões das áreas urbanas, proporcionando uma melhora significativa na mobilidade e segurança da região.

Obras em fase final e próximos passos

A construção do Contorno Norte do Rodoanel está a todo vapor, com duas obras já quase concluídas: duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá e um viaduto sobre a MT-010 (Estrada da Guia) estão com mais de 90% de execução.

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Quando finalizadas, essas estruturas darão suporte direto ao tráfego no contorno e oferecerão um alívio importante ao fluxo das áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande.

Essas obras incluem mais de 20,5 km de rodovia duplicada, com pista de concreto, que vai conectar diretamente a BR-163/364, em Várzea Grande, até a MT-251, em Cuiabá.

Quem paga a conta e divisão dos custos

Segundo informações dos órgãos envolvidos, o investimento inicial de R$ 206 milhões foi dividido entre governo estadual e federal, com a União cobrindo 60% do custo e o governo de Mato Grosso, os 40% restantes.

No entanto, o estado também se responsabilizou pelas desapropriações e possíveis reajustes contratuais, o que pode elevar sua contribuição a até 60% do valor final.

Esse modelo de financiamento coloca uma carga extra no orçamento estadual, mas é visto como necessário para a conclusão dessa obra de grande impacto regional.

Principais etapas e desafios técnicos do projeto

Além das duas pontes e do viaduto, estão previstas outras obras estruturais de impacto, como outro viaduto sobre a MT-251 e duas passagens de nível em áreas movimentadas, perto das regiões conhecidas como Bom Futuro e Arautos do Evangelho.

Com a execução dessas obras, o consórcio responsável avança na fase de terraplanagem e na preparação de estruturas de contenção e aterros de acesso.

Para garantir a segurança e a durabilidade das novas vias, todo o pavimento será feito em concreto, o que amplia a capacidade de suportar o intenso fluxo de veículos pesados que transitarão pelo local.

Histórico de paralisações e retomada das obras

As obras do Rodoanel tiveram início em 2006, mas enfrentaram sucessivos entraves e foram interrompidas em 2011, após denúncias de irregularidades.

Nesse período, apenas 9 km da rodovia, em pista simples, foram concluídos.

No entanto, após uma série de intervenções e estudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) entre 2019 e 2020, foi possível destravar a obra com a publicação de um novo edital de licitação.

O reinício dos trabalhos ocorreu apenas em 2021, trazendo uma perspectiva real de conclusão ao projeto.

Expansão futura do Rodoanel e metas de conexão

Os planos de expansão da rodovia contemplam ainda a construção de mais um trecho, que ligará a MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, além de pontes sobre os rios Coxipó e Aricá e um novo viaduto.

Quando concluído, o projeto totalizará 52 km de extensão, formando uma verdadeira rota de contorno urbano que permitirá o desvio dos caminhões que circulam diariamente pela região central.

Essa rota adicional pode fazer do Rodoanel um eixo logístico estratégico, facilitando o transporte de cargas entre o Distrito Industrial de Cuiabá e outras regiões de Mato Grosso.

Importância do projeto para a mobilidade e a economia da região

O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande surge como uma solução estratégica para a infraestrutura do estado, oferecendo benefícios diretos à economia regional e nacional.

Ao reduzir o trânsito pesado nas áreas urbanas e diminuir o tempo de viagem pela BR-163/364, o projeto pode impactar diretamente a produtividade dos setores que dependem do transporte rodoviário.

Com essa nova infraestrutura, a expectativa é que a segurança nas estradas melhore, além de abrir novas perspectivas de desenvolvimento para a área urbana.

Com a conclusão próxima, será que o Rodoanel trará de fato os benefícios esperados? E você, acredita que essa obra representa um avanço ou um desafio para a região? Compartilhe sua opinião nos comentários.

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José Mariano da Silva Sobrinho
José Mariano da Silva Sobrinho
13/11/2024 10:58

Parabéns àqueles que empenharam pela sequência e conclusão deste projeto, mais que ambicioso, trazendo uma solucão definitiva a um problema que impactava o desenvolvimento de uma região influente na economia nacional.

Doctor
Doctor
12/11/2024 20:03

Arte de IA do whats?!?
Que faaaaase!

Júlio Cesar Gomes
Júlio Cesar Gomes
12/11/2024 16:45

Esta longe de terminar!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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