Com um investimento bilionário e uma promessa de solucionar o trânsito na BR-163/364, o Rodoanel está em fase final e pode mudar a dinâmica da mobilidade urbana após anos de paralisação e desafios.
Após anos de espera, promessas e paralisações, as obras do Rodoanel que ligam Cuiabá a Várzea Grande finalmente avançam com força total, prometendo resolver um dos principais gargalos de tráfego da BR-163/364.
Este projeto ambicioso, que já consumiu mais de R$ 200 milhões de investimento entre governo federal e estadual, é visto como uma solução crucial para desviar o tráfego pesado de caminhões das áreas urbanas, proporcionando uma melhora significativa na mobilidade e segurança da região.
Obras em fase final e próximos passos
A construção do Contorno Norte do Rodoanel está a todo vapor, com duas obras já quase concluídas: duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá e um viaduto sobre a MT-010 (Estrada da Guia) estão com mais de 90% de execução.
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Quando finalizadas, essas estruturas darão suporte direto ao tráfego no contorno e oferecerão um alívio importante ao fluxo das áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande.
Essas obras incluem mais de 20,5 km de rodovia duplicada, com pista de concreto, que vai conectar diretamente a BR-163/364, em Várzea Grande, até a MT-251, em Cuiabá.
Quem paga a conta e divisão dos custos
Segundo informações dos órgãos envolvidos, o investimento inicial de R$ 206 milhões foi dividido entre governo estadual e federal, com a União cobrindo 60% do custo e o governo de Mato Grosso, os 40% restantes.
No entanto, o estado também se responsabilizou pelas desapropriações e possíveis reajustes contratuais, o que pode elevar sua contribuição a até 60% do valor final.
Esse modelo de financiamento coloca uma carga extra no orçamento estadual, mas é visto como necessário para a conclusão dessa obra de grande impacto regional.
Principais etapas e desafios técnicos do projeto
Além das duas pontes e do viaduto, estão previstas outras obras estruturais de impacto, como outro viaduto sobre a MT-251 e duas passagens de nível em áreas movimentadas, perto das regiões conhecidas como Bom Futuro e Arautos do Evangelho.
Com a execução dessas obras, o consórcio responsável avança na fase de terraplanagem e na preparação de estruturas de contenção e aterros de acesso.
Para garantir a segurança e a durabilidade das novas vias, todo o pavimento será feito em concreto, o que amplia a capacidade de suportar o intenso fluxo de veículos pesados que transitarão pelo local.
Histórico de paralisações e retomada das obras
As obras do Rodoanel tiveram início em 2006, mas enfrentaram sucessivos entraves e foram interrompidas em 2011, após denúncias de irregularidades.
Nesse período, apenas 9 km da rodovia, em pista simples, foram concluídos.
No entanto, após uma série de intervenções e estudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) entre 2019 e 2020, foi possível destravar a obra com a publicação de um novo edital de licitação.
O reinício dos trabalhos ocorreu apenas em 2021, trazendo uma perspectiva real de conclusão ao projeto.
Expansão futura do Rodoanel e metas de conexão
Os planos de expansão da rodovia contemplam ainda a construção de mais um trecho, que ligará a MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, além de pontes sobre os rios Coxipó e Aricá e um novo viaduto.
Quando concluído, o projeto totalizará 52 km de extensão, formando uma verdadeira rota de contorno urbano que permitirá o desvio dos caminhões que circulam diariamente pela região central.
Essa rota adicional pode fazer do Rodoanel um eixo logístico estratégico, facilitando o transporte de cargas entre o Distrito Industrial de Cuiabá e outras regiões de Mato Grosso.
Importância do projeto para a mobilidade e a economia da região
O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande surge como uma solução estratégica para a infraestrutura do estado, oferecendo benefícios diretos à economia regional e nacional.
Ao reduzir o trânsito pesado nas áreas urbanas e diminuir o tempo de viagem pela BR-163/364, o projeto pode impactar diretamente a produtividade dos setores que dependem do transporte rodoviário.
Com essa nova infraestrutura, a expectativa é que a segurança nas estradas melhore, além de abrir novas perspectivas de desenvolvimento para a área urbana.
Com a conclusão próxima, será que o Rodoanel trará de fato os benefícios esperados? E você, acredita que essa obra representa um avanço ou um desafio para a região? Compartilhe sua opinião nos comentários.