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Governo federal e estadual investem mais de 200 MILHÕES na construção de rodoanel que promete aliviar trânsito em importante rodovia (BR) brasileira

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/11/2024 às 05:18
Atualizado em 13/11/2024 às 09:42
Rodoanel de Cuiabá avança e promete aliviar o trânsito na BR-163/364 com investimento de R$ 200 milhões. Finalização da obra está próxima.
Rodoanel de Cuiabá avança e promete aliviar o trânsito na BR-163/364 com investimento de R$ 200 milhões. Finalização da obra está próxima.

Com um investimento bilionário e uma promessa de solucionar o trânsito na BR-163/364, o Rodoanel está em fase final e pode mudar a dinâmica da mobilidade urbana após anos de paralisação e desafios.

Após anos de espera, promessas e paralisações, as obras do Rodoanel que ligam Cuiabá a Várzea Grande finalmente avançam com força total, prometendo resolver um dos principais gargalos de tráfego da BR-163/364.

Este projeto ambicioso, que já consumiu mais de R$ 200 milhões de investimento entre governo federal e estadual, é visto como uma solução crucial para desviar o tráfego pesado de caminhões das áreas urbanas, proporcionando uma melhora significativa na mobilidade e segurança da região.

Obras em fase final e próximos passos

A construção do Contorno Norte do Rodoanel está a todo vapor, com duas obras já quase concluídas: duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá e um viaduto sobre a MT-010 (Estrada da Guia) estão com mais de 90% de execução.

Quando finalizadas, essas estruturas darão suporte direto ao tráfego no contorno e oferecerão um alívio importante ao fluxo das áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande.

Essas obras incluem mais de 20,5 km de rodovia duplicada, com pista de concreto, que vai conectar diretamente a BR-163/364, em Várzea Grande, até a MT-251, em Cuiabá.

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Quem paga a conta e divisão dos custos

Segundo informações dos órgãos envolvidos, o investimento inicial de R$ 206 milhões foi dividido entre governo estadual e federal, com a União cobrindo 60% do custo e o governo de Mato Grosso, os 40% restantes.

No entanto, o estado também se responsabilizou pelas desapropriações e possíveis reajustes contratuais, o que pode elevar sua contribuição a até 60% do valor final.

Esse modelo de financiamento coloca uma carga extra no orçamento estadual, mas é visto como necessário para a conclusão dessa obra de grande impacto regional.

Principais etapas e desafios técnicos do projeto

Além das duas pontes e do viaduto, estão previstas outras obras estruturais de impacto, como outro viaduto sobre a MT-251 e duas passagens de nível em áreas movimentadas, perto das regiões conhecidas como Bom Futuro e Arautos do Evangelho.

Com a execução dessas obras, o consórcio responsável avança na fase de terraplanagem e na preparação de estruturas de contenção e aterros de acesso.

Para garantir a segurança e a durabilidade das novas vias, todo o pavimento será feito em concreto, o que amplia a capacidade de suportar o intenso fluxo de veículos pesados que transitarão pelo local.

Histórico de paralisações e retomada das obras

As obras do Rodoanel tiveram início em 2006, mas enfrentaram sucessivos entraves e foram interrompidas em 2011, após denúncias de irregularidades.

Nesse período, apenas 9 km da rodovia, em pista simples, foram concluídos.

No entanto, após uma série de intervenções e estudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) entre 2019 e 2020, foi possível destravar a obra com a publicação de um novo edital de licitação.

O reinício dos trabalhos ocorreu apenas em 2021, trazendo uma perspectiva real de conclusão ao projeto.

Expansão futura do Rodoanel e metas de conexão

Os planos de expansão da rodovia contemplam ainda a construção de mais um trecho, que ligará a MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, além de pontes sobre os rios Coxipó e Aricá e um novo viaduto.

Quando concluído, o projeto totalizará 52 km de extensão, formando uma verdadeira rota de contorno urbano que permitirá o desvio dos caminhões que circulam diariamente pela região central.

Essa rota adicional pode fazer do Rodoanel um eixo logístico estratégico, facilitando o transporte de cargas entre o Distrito Industrial de Cuiabá e outras regiões de Mato Grosso.

Importância do projeto para a mobilidade e a economia da região

O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande surge como uma solução estratégica para a infraestrutura do estado, oferecendo benefícios diretos à economia regional e nacional.

Ao reduzir o trânsito pesado nas áreas urbanas e diminuir o tempo de viagem pela BR-163/364, o projeto pode impactar diretamente a produtividade dos setores que dependem do transporte rodoviário.

Com essa nova infraestrutura, a expectativa é que a segurança nas estradas melhore, além de abrir novas perspectivas de desenvolvimento para a área urbana.

Com a conclusão próxima, será que o Rodoanel trará de fato os benefícios esperados? E você, acredita que essa obra representa um avanço ou um desafio para a região? Compartilhe sua opinião nos comentários.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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