O Rio Grande do Sul passa por um período complicado devido às chuvas que assolam o estado. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, apesar disso, o governo federal dispensou ajuda vinda do Uruguai.
Segundo o site, o governo federal dispensou equipamentos que poderiam ser utilizados no resgate das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Entre esses equipamentos estavam lanchas, um avião de transporte e drones para auxiliar nas ações. Essa proposta de ajuda veio após Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, ter pedido ajuda ao Uruguai.
No entanto, o governo federal publicou uma nota nesta quarta-feira (08) afirmando que “em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível”.
-
Limites da doação: O valor máximo que você pode doar em 2025 sem prejudicar herdeiros e as 3 regras cruciais da lei
-
Usucapião em 2025: Os 7 documentos essenciais para garantir sua posse de imóvel urbano ou rural em menos de 5 anos
-
Terrenos invadidos: 3 novas estratégias legais para evitar a usucapião de seu imóvel em 2025 e proteger seu patrimônio
-
Trump e o comércio global: As 4 decisões de 2025 que afetam o Brasil e a economia, além das tarifas de café e cacau, impactando exportações
“Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave”, diz o comunicado.
A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo. Segundo o jornal mencionado, um integrante do governo estadual disse que essa foi uma decisão conjunta tomada com o governo federal.
Já um integrante do governo do Uruguai destacou que realmente a oferta foi feita e recusada. Essa pessoa, no entanto, garantiu que o declínio não gerou nenhum tipo de problema na relação e foi compreendido.
Ajuda do Uruguai
Conforme a Folha de S.Paulo, o governo do Uruguai ofereceu itens como duas lanchas motorizadas, com tripulações e dois drones para busca de pessoas. Além disso, também foi oferecido pessoal para operação e um avião de transporte Lockheed KC-130 – este seria usado para carregar os equipamentos e doações.
Este não foi a primeira mostra de intenção de ajudar do Uruguai. Anteriormente, o governo do país vizinho ofereceu o empréstimo de um helicóptero de salvamento. Desta vez, a ajuda foi aceita, sendo que a aeronave já está, inclusive, em operação no Rio Grande do Sul.