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Governo do RS dá passo decisivo para construção de pontes com a Argentina

Escrito por Carla Teles
Publicado em 02/05/2025 às 18:05
Atualizado em 07/05/2025 às 09:32
Governo do RS dá passo decisivo para construção de pontes com a Argentina
O governo do Rio Grande do Sul assinou contrato com a Caixa para começar o projeto de três novas pontes que vão ligar o Brasil à Argentina. Essas pontes vão substituir as balsas e facilitar muito o transporte entre os dois países.
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Contrato assinado com a Caixa prevê início dos anteprojetos para três travessias internacionais

O governo do Rio Grande do Sul assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para viabilizar a construção de três pontes internacionais que ligarão o estado à Argentina. As obras buscam substituir travessias por balsa e fortalecer a integração econômica e logística entre os dois países.

Construção de novas pontes promete conectar Brasil e Argentina

O governo gaúcho acaba de firmar um acordo estratégico com a Caixa Econômica Federal, visando dar início à elaboração dos anteprojetos de três novas pontes internacionais entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Atualmente, a ligação entre os dois países em áreas como Porto Mauá, Tiradentes do Sul e Itaqui é feita por balsas, que operam com limitações de horário e são frequentemente impactadas por fatores climáticos, como o nível do rio Uruguai.

Segundo reportagem publicada pelo Correio do Povo, o investimento inicial será de pouco mais de R$ 500 mil, valor destinado à criação dos termos de referência para os projetos. A expectativa é que os anteprojetos, orçados em cerca de R$ 10 milhões, sejam contratados até o fim de 2025. A partir disso, a construção das pontes poderá sair do papel, com potencial de gerar um impacto duradouro na logística da região sul.

Projeto de construção internacional avança com apoio da Caixa

As travessias previstas ligarão os seguintes pontos: Porto Mauá (RS) a Alba Posse (AR), Tiradentes do Sul (RS) a El Soberbio (AR) e Itaqui (RS) a Alvear (AR). Todas essas localidades têm importância estratégica para o escoamento de produção agrícola e movimentação de bens. Com a construção das pontes, a intenção é garantir maior fluidez e segurança no transporte rodoviário entre Brasil e Argentina.

Durante a assinatura do contrato, o governador Eduardo Leite ressaltou a relevância dessas obras, tanto para o desenvolvimento do estado quanto para a integração regional. Ele também mencionou a possibilidade de utilizar o modelo de contratação integrada, que permite acelerar o processo de construção ao reunir projeto executivo e execução de obra em uma mesma licitação.

Construção integrada pode acelerar obras internacionais

Embora ainda não haja um orçamento final definido para as obras, o governo estadual estima que o custo total poderá chegar a “centenas de milhões de reais”. A projeção considera a complexidade das intervenções e o alto padrão técnico exigido para estruturas desse porte. O uso de um modelo de contratação integrada é apontado como uma alternativa eficiente para reduzir prazos e custos operacionais.

De acordo com a Agência Brasil, essas pontes devem impulsionar não apenas a infraestrutura de transporte na região de fronteira, mas também o desenvolvimento econômico local, com impacto positivo no comércio bilateral. O projeto reforça o papel do Rio Grande do Sul como elo estratégico entre o Brasil e o Mercosul.

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Carla Teles

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