Os cursos gratuitos ofertados pelo Governo do ES são para os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva.
O Governo do Estado do Espirito Santo – ES junto a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) abriu ontem edital com 775 vagas para 15 cursos gratuitos de nível técnico nos centros estaduais de Educação Técnica (Ceets) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva.
Leia também
Entre os cursos gratuitos ofertados pelo Governo do ES, estão Rádio e TV, Administração, Cozinha, Estética, Mecânica e Eventos, para alunos que concluíram o ensino médio.
Realize a sua inscrição nos cursos gratuitos de nível técnico
Os interessados nos cursos gratuitos devem acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o cadastro no Acesso Cidadão utilizando o número de CPF e um e-mail pessoal.
-
Senai-RO abre mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos para jovens e trabalhadores da indústria em Rondônia
-
Estude de graça e online no Instituto Federal: cursos técnicos em gastronomia, informática, agropecuária, eletrônica, edificações, administração, segurança do trabalho e desenvolvimento de sistemas com 2,6 mil vagas abertas no IFB
-
Senac convoca para cursos técnicos gratuito e online para quem sonha em atuar em áreas como RH, segurança do trabalho, contabilidade, administração, meio ambiente e outras em Pernambuco
-
Faça uma pós-graduação em educação no IFMG EAD sem passar por provas: 120 vagas gratuitas com seleção por sorteio e início em março de 2026
Em seguida, acessar o site de inscrição www.selecaoaluno.es.gov.br, ler o edital de seleção e preencher a ficha de inscrição. De acordo com o edital, no ato da inscrição o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno.
Processo seletivo determinado pelo Governo do ES
A seleção para as vagas nos cursos gratuitos considera o resultado final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do último ano cursado pelo candidato no Ensino Médio. Para os candidatos que estão cursando o terceiro ano em 2020, é considerado o resultado final em tais disciplinas no ano de 2019.
As regras de seleção são aplicadas independentemente da modalidade de Ensino Médio cursada.
Os candidatos concluintes pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terão suas notas aplicadas a uma regra de equivalência para concorrer às vagas, observando os casos específicos de candidatos:
- Que cursaram o Ensino Médio regular;
- Que cursaram a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio;
- Que cursaram o Segundo Grau Profissionalizante;
- Que cursaram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Que concluíram o Ensino Médio no CEEJA;
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.



Seja o primeiro a reagir!