1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Governo de Transição pretende retomar projetos da indústria naval e energia eólica offshore com o apoio do SINAVAL nos próximos anos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo de Transição pretende retomar projetos da indústria naval e energia eólica offshore com o apoio do SINAVAL nos próximos anos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 12/12/2022 às 18:13
O encontro do Sinaval com os representantes do Governo de Transição marcou grandes discussões sobre o futuro do mercado nacional. Estão previstos fortes investimentos na indústria naval e no setor da energia eólica offshore para os anos iniciais do mandato Lula.
Fonte: Alerj
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O encontro do Sinaval com os representantes do Governo de Transição marcou grandes discussões sobre o futuro do mercado nacional. Estão previstos fortes investimentos na indústria naval e no setor da energia eólica offshore para os anos iniciais do mandato Lula.

Aqueles que aguardavam o reaquecimento da indústria naval brasileira podem comemorar! Isso pois, alguns representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) se reuniram com o Governo de Transição para debater sobre o futuro do segmento. Assim, as discussões apontaram possíveis grandes investimentos por parte do mandato de Lula para os segmentos do setor naval e da energia eólica offshore ao longo dos seus 4 anos de governo.

Sinaval confirma interesse do Governo de Transição em atuar no reaquecimento da indústria naval e da energia eólica offshore nos próximos anos

Durante os últimos anos, a indústria naval brasileira vem sendo cada vez mais deixada de lado, ao passo onde o setor naval internacional cresce.

No entanto, com a vitória do presidente Lula, nos últimos meses, as discussões sobre o futuro do mercado nacional e os investimentos previstos para os próximos 4 anos já estão acontecendo.

Recentemente, alguns membros do Sinaval se reuniram com o Governo de Transição do mandato Lula para debater sobre o posicionamento do presidente quanto ao futuro de duas grandes áreas nacionais: a indústria naval e a energia eólica offshore.

Os resultados foram bastante positivos, visto que o sindicato recebeu a notícia de que o governo deverá fazer fortes investimentos em projetos nacionais para reaquecer os segmentos durante os próximos 4 anos.

Em reunião com o Governo de Transição, o Sinaval apontou as principais demandas para a indústria naval e o setor da energia eólica offshore e conseguiram bons resultados

Durante o seu encontro com o Governo de Transição do mandato Lula, o Sinaval apresentou os principais gargalos da indústria naval brasileira e as principais necessidades para os próximos anos.

Entre elas, o estímulo a projetos nacionais, como o Promef [Programa de Expansão e Modernização da Frota da Transpetro] e o Prorefam [Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo da Petrobrás], foram os principais.

Isso, pois eles garantem que o desenvolvimento da indústria naval não pare, impulsionando assim mais empresas e negócios em todo o Brasil.

Além disso, o Sinaval destacou a necessidade e importância de apoio aos projetos de energia eólica offshore durante os próximos anos, bem como a retomada do projeto BR do Mar.

Os resultados desse encontro foram bastante positivos, visto que o Governo de Transição se mostrou aberto às propostas.

“O que escutamos é que o presidente Lula tem a intenção de retomar a indústria naval. Nosso setor é pauta do futuro governo, de modo a criar novos empregos no país”, disse o vice-presidente executivo do Sinaval, Sergio Bacci.

“Ouvimos também do grupo de Infraestrutura que o setor naval precisa ficar atento com as oportunidades em energia eólica offshore. As demandas nesse novo setor podem surgir um pouco mais cedo do que o esperado anteriormente”, finalizou o executivo.

Conheça o Sinaval

A missão do SINAVAL é defender os interesses das indústrias deste setor e participar de grupos de estudos em órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa

A Indústria Naval, em todo o mundo, é considerada de importância estratégica para os países e é apoiada e incentivada pelos governos. É um projeto da sociedade por que representa a mobilização de grandes contingentes de mão-de-obra e de vastos recursos financeiros.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos