Missão técnica na Bélgica e Holanda busca referências para projeto inédito no Brasil, previsto para ligar Santos e Guarujá com túnel imerso.
O Governo de São Paulo realizou, no domingo (3) e na segunda-feira (4), uma missão técnica na Europa para qualificar o projeto do Túnel Santos-Guarujá. O leilão da obra está marcado para 5 de setembro de 2025, na sede da Bolsa de Valores (B3).
A comitiva contou com a presença da diretora da Artesp, Raquel Carneiro, que acompanhou a viagem com foco na experiência regulatória e na fiscalização do projeto pela agência. O objetivo foi buscar referências internacionais para aprimorar soluções técnicas e de gestão.
No primeiro dia, a visita ocorreu no centro de operações da empresa holandesa Imontevc, especializada em movimentação e imersão de estruturas submersas. Essa tecnologia é a mesma prevista para a ligação entre Santos e Guarujá.
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No segundo dia, o grupo esteve no Scheldetunnel, em Antuérpia, na Bélgica, onde acompanhou uma imersão técnica e participou de reunião com a agência regulatória local Lantis. A instituição é responsável pelo projeto Oosterweel, um dos maiores empreendimentos de infraestrutura da Europa.
Compromisso com inovação e eficiência
O mais importante é que a missão reforçou o compromisso do Governo de São Paulo com a excelência técnica e a inovação no desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana e logística.
Segundo a gestão estadual, o intercâmbio internacional também deu continuidade ao diálogo iniciado no roadshow do projeto. Essa etapa permitiu aprimorar o modelo de concessão, com foco em maior eficiência, segurança jurídica e atratividade para investidores.
A incorporação de práticas observadas na Europa deve contribuir para que o empreendimento atenda padrões elevados de qualidade e segurança.
Detalhes do túnel
O Túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo no Brasil a adotar a tecnologia de túnel imerso. Ele terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros sob o leito do canal.
A estrutura contará com três faixas por sentido, faixa exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e galeria para pedestres e ciclistas. O investimento total estimado é de R$ 6 bilhões, com recursos públicos e privados, dentro de um contrato de concessão de 30 anos.
Parceria e integração de esforços
O projeto é resultado de parceria entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. Ele também conta com apoio da Artesp, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).
A iniciativa está qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP) e integra o Novo PAC do Governo Federal.
Portanto, o trabalho conjunto entre diferentes esferas e órgãos busca acelerar a execução da obra, considerada estratégica para melhorar a mobilidade e a logística no litoral paulista.