1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Governo de Sergipe apresenta nova proposta para o mercado de gás natural à ANP, que visa criar Tarifa de Curta Distância para transporte do combustível
Localização SE Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo de Sergipe apresenta nova proposta para o mercado de gás natural à ANP, que visa criar Tarifa de Curta Distância para transporte do combustível

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 27/06/2022 às 18:33
Visando aumentar competitividade no estado e diversificar os preços do combustível, o governo do estado de Sergipe apresentou à ANP uma proposta para a criação de uma Tarifa de Curta Distância para o transporte de gás natural na região.
Foto: Mario Souza
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Visando aumentar competitividade no estado e diversificar os preços do combustível, o governo do estado de Sergipe apresentou à ANP uma proposta para a criação de uma Tarifa de Curta Distância para o transporte de gás natural na região.

Durante a última quarta-feira, (22/06), o Governo de Sergipe apresentou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) uma nova proposta para dinamizar o mercado de gás natural na região. Trata-se da criação de uma Tarifa de Curta Distância para o transporte do combustível no estado, como forma de atrair novas empresas nesse segmento e tornar a comercialização de gás natural cada vez mais competitiva na região.

ANP recebe proposta do Governo de Sergipe para a criação de uma Tarifa de Curta Distância sobre o transporte de gás natural no estado

O governo do estado de Sergipe busca cada vez mais tornar o mercado de combustíveis na região crescente e, recentemente, se uniu à ANP para apresentar a proposta de desenvolvimento de uma Tarifa de Curta Distância sobre o transporte de gás natural na região.

Essa é mais uma estratégia do governo do estado para tornar o mercado do combustível mais competitivo e atrair novos investimentos, garantindo assim um crescimento econômico. 

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Além disso, a proposta da criação da Tarifa de Curta Distância no estado de Sergipe determina que ela seja aplicada somente ao transporte de gás natural injetado na rede a partir de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) ou terminal de gás natural liquefeito (GNL) localizados no próprio estado ou para o consumo na região.

Dessa forma, o governo de Sergipe busca trazer de volta o processo de reindustrialização do estado e tornar o mercado do combustível na região ainda mais diversificado. 

No entanto, o principal desafio apontado tanto pela autoridade estadual para quanto pela ANP é a necessidade de investimentos para que a criação da Tarifa de Curta Distância sobre o transporte de gás natural aconteça de forma segura. Isso, pois é necessária uma infraestrutura adequada para a movimentação desse produto e, sobretudo, segurança no abastecimento do combustível.

Mas, quando aplicada de forma correta, a tarifa pode contribuir significativamente para reduzir os custos de transporte e, em simultâneo, incentivar a consolidação de investimentos na malha central de gasodutos da região. 

Criação da Tarifa de Curta Distância para o transporte de gás natural em Sergipe pode trazer grandes benefícios econômicos ao estado 

O principal objetivo do estado de Sergipe com o anúncio da proposta de criação da Tarifa de Curta Distância para o transporte de gás natural, apresentada à ANP, é a viabilização de um crescimento econômico ao longo dos próximos anos.

Isso, pois, com a tarifa, o governo espera atrair novos carregadores e, consequentemente, ampliar a oferta nesse mercado. Isso pode acontecer tanto monetizando os recursos naturais nacionais do offshore via UPGN ou garantindo flexibilidade de fornecimento por meio dos terminais de GNL.

Dessa forma, o preço do gás natural no estado poderia ser dinamizado, uma vez que, com a chegada de novas empresas em todo esse processo de transporte e comercialização, a competitividade do mercado interno cresceria de forma considerável.

E, no estado, essa medida contribuirá para expandir o hub de gás natural (fornecedores) e do polo de fertilizantes (consumidores) que serão fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região. 

Assim, a Tarifa de Curta Distância permitirá que novos carregadores que recebam o gás no terminal de GNL possam realizar o transporte do combustível por meio da própria malha central, sem a necessidade de construção de novos gasodutos, contribuindo para uma atração ainda maior de investimentos nesse mercado, sem grandes impactos à infraestrutura de transporte na região.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos