Estado será palco de uma transformação histórica em 2025! Com foco na BR-419 e no anel viário de Três Lagoas, o governo federal aposta em obras que prometem mudar a logística, impulsionar o turismo e melhorar a vida dos moradores. Descubra como esses projetos podem redefinir o futuro do Estado e da economia regional.
Você já imaginou como a infraestrutura rodoviária pode transformar o desenvolvimento de uma região inteira?
Enquanto os desafios logísticos impactam diretamente a economia e a qualidade de vida, Mato Grosso do Sul se prepara para um salto significativo em 2025.
Sob o olhar atento do governo federal, duas grandes obras foram definidas como prioridade máxima: a conclusão de parte da BR-419 e a construção do anel viário de Três Lagoas.
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Segundo o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, sancionado recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essas obras foram oficialmente incluídas entre as ações prioritárias para o próximo ano.
Ambas já estão em andamento, mas agora recebem impulso estratégico para sua conclusão.
A LDO, que deveria ter sido aprovada pelo Congresso Nacional ainda no primeiro semestre, orienta o planejamento do orçamento anual e define metas essenciais para o desenvolvimento do país.
BR-419: um novo corredor logístico
A BR-419 é uma rodovia estratégica para Mato Grosso do Sul, conectando regiões vitais do Estado e promovendo o escoamento de produtos, o transporte de pessoas e até o turismo.
O trecho prioritário parte de Rio Verde e segue até Aquidauana, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já deu início às obras.
Com parte da estrada já pavimentada, o projeto avança em direção a Aquidauana. A rodovia se destaca como uma alternativa eficiente para ligar o norte do Estado à região oeste, eliminando a necessidade de trafegar pelas BRs 163 e 262.
Além disso, a BR-419 atravessa áreas próximas ao Pantanal, como Rio Negro e o distrito de Taboco, valorizando ainda mais seu potencial turístico e logístico.
Recentemente, o DNIT lançou uma licitação para criar um entroncamento na BR-163, próximo a Rio Verde, onde a BR-419 tem início.
Em 2022, o governo federal entregou 52,5 quilômetros de rodovia pavimentada até Rio Negro, incluindo a construção de dez pontes.
Neste ano, as obras avançaram com a inclusão de um novo acesso à cidade de Aquidauana e a conexão até as proximidades do Hospital Funrural.
O objetivo final, embora não previsto na LDO de 2025, é estender o asfaltamento até a cidade de Jardim, passando por municípios como Nioaque.
Essa extensão promete fortalecer a integração entre as regiões do Estado, impulsionando tanto a economia quanto o turismo.
Anel viário de Três Lagoas: solução para o tráfego pesado
Outro projeto essencial destacado na LDO de 2025 é o anel viário de Três Lagoas.
Com 26,4 quilômetros de extensão, a obra foi planejada para retirar o tráfego pesado do perímetro urbano, aliviando a circulação no município que conecta Mato Grosso do Sul ao estado de São Paulo por meio da ponte sobre o Rio Paraná.
O projeto do anel viário começou a tomar forma em 2012, com estudos de viabilidade, análises dos trechos que exigiriam pontes e viadutos e a realização de desapropriações de áreas, conforme noticiado pelo site Perfilnews.
A obra inclui três viadutos, três passagens de nível e uma ponte, com investimento estimado em R$ 200 milhões em recursos federais.
A infraestrutura conecta as BRs 158 e 262, permitindo o fluxo contínuo de veículos leves e pesados sem comprometer a mobilidade dentro da cidade.
Moradores aguardam há anos pela conclusão do empreendimento, que promete beneficiar diretamente o transporte e a logística regional.
Outras menções na LDO de 2025
Além das obras na BR-419 e no anel viário de Três Lagoas, a LDO de 2025 também cita outros projetos em Mato Grosso do Sul.
Entre eles, destacam-se a venda de dois lotes urbanos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Corumbá e a concessão da Malha Oeste da ferrovia, atualmente sem uso.
A Malha Oeste, que conecta Mato Grosso do Sul a São Paulo, tem seu contrato vigente até julho de 2026.
No entanto, há discussões em andamento no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a possibilidade de repactuação do contrato, seguindo o modelo já autorizado para a BR-163, outra rodovia mencionada na LDO.
Planejamento e execução
O detalhamento das ações previstas pela União consta no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deveria ter sido votado antes do recesso parlamentar, mas foi adiado para fevereiro de 2025.
A previsão de receitas para o próximo ano é de R$ 5,87 trilhões, o que reforça o compromisso do governo federal com investimentos em infraestrutura e desenvolvimento regional.
Reflexos na economia e qualidade de vida
Esses projetos de infraestrutura prometem transformar Mato Grosso do Sul, consolidando o Estado como um dos principais eixos logísticos do Brasil.
Além de facilitar o transporte de mercadorias e reduzir custos operacionais, as obras devem gerar empregos, fomentar o turismo e melhorar a mobilidade urbana.
Com investimentos federais significativos e planejamento estratégico, o governo busca atender demandas antigas da população e abrir novas oportunidades de crescimento.
A conclusão dessas obras será um marco para o Estado, reafirmando sua importância no cenário nacional.
E você, o que acha dessas prioridades para Mato Grosso do Sul? Como essas obras na rodovia podem impactar o desenvolvimento do Estado e a vida dos moradores? Deixe sua opinião nos comentários!