Documento inédito será emitido pelo MEC, terá validade em todo o Brasil, garantirá descontos em eventos culturais, hospedagem e virá acompanhado de cartão de crédito sem cobrança de anuidade
De acordo com a Agência Brasil, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na última segunda-feira (1º) que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) começará a ser entregue em outubro, mês em que se comemora o Dia do Professor. A medida decorre da aprovação em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 41/2025, que autoriza a criação do documento oficial de identificação para docentes da rede pública e privada em todo o território nacional.
Benefícios previstos com a nova carteira
De acordo com o Ministério da Educação, a Carteira Nacional do Professor assegurará descontos em atividades culturais como cinema, teatro e shows. Além disso, cada docente terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem cobrança de anuidade, ampliando os benefícios financeiros e de consumo para a categoria.
Segundo o ministro, a carteira também proporcionará uma vantagem específica no setor de turismo. Por meio de parceria firmada entre o MEC e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), os profissionais terão 15% de desconto em tarifas de diárias de hotéis em todo o país.
-
Justiça coloca empregada doméstica no mesmo patamar de proteção da CLT com FGTS obrigatório, horas extras, adicional noturno, férias de 30 dias + 1/3 e seguro-desemprego
-
Dívida de cartão em R$ 40–50 mil? Advogado ensina quitar à vista por 20% do gasto, sem renegociação na agência e com reclamações oficiais
-
Poder de polícia no dia a dia: quem manda, quem obedece, quando multar, interditar e apreender, e o limite que evita abuso estatal
-
Justiça pode forçar os EUA a devolverem US$ 200 bilhões em tarifas de Trump, mas o reembolso pode gerar uma nova crise de inflação
Sanção presidencial e início da emissão
O projeto de lei já foi aprovado pelo Congresso e aguarda sanção presidencial, prevista para o próximo dia 15 de outubro. Na mesma data, segundo Santana, será realizada a entrega simbólica das primeiras carteiras durante as comemorações do Dia do Professor. “Vamos anunciar em outubro várias outras vantagens, juntamente com a sanção da lei e a entrega das carteiras”, afirmou o ministro em vídeo publicado nas redes sociais.
A informação foi divulgada pela Agência Brasil, que destacou a fala de Santana sobre o reconhecimento da profissão docente como fundamental para a formação de todas as demais carreiras.
Cadastro e requisitos para emissão
O documento será emitido exclusivamente pelo MEC e exigirá cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os interessados devem utilizar a conta Gov.br, acessando com CPF e senha. A inscrição exige ainda a indicação do tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da federação em que o professor atua.
O sistema irá cruzar as informações fornecidas com bases de dados oficiais do governo federal, como os registros da Receita Federal e do Censo Escolar. A liberação da carteira dependerá da conferência e da disponibilidade dessas informações.
Responsabilidade dos estados e municípios
Pelo texto aprovado, estados, municípios e o Distrito Federal terão de enviar regularmente os dados necessários para manter a base de informações dos profissionais atualizada. Esse procedimento busca garantir que os benefícios da Carteira Nacional do Professor estejam restritos exclusivamente a quem exerce a função docente no país.
A CNDB integra o programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo MEC para ampliar a valorização do magistério e incentivar a docência na educação básica.
Você acredita que a Carteira Nacional do Professor, com descontos e benefícios, realmente representa uma valorização da categoria ou deveria incluir outras medidas mais estruturais?
Demorou, mas já é um grande avanço no sentido de valorizar essa profissão tão sofrida e tão necessária para o desenvolvimento do país.
Parabéns ao MEC,tão bem representado,pode ser o acender de uma luz para a categoria do magistério, fico triste de ver professores aposentados pagando aluguel, pq não pode comprar uma casa,na estrada pedindo carona,sabe pq? professores não tem crédito, familiares de professor, doentes…sabe pq?professor não tem plano de saúde…e não perdem a FÉ, sempre firmes no compromisso de EDUCAR e sobre tudo,AMAR.
Falei…Obrigada!