Governo do RS anuncia trem entre Porto Alegre e Gramado com trajeto de 1h, R$ 4,5 bilhões em investimentos e geração de 22 mil empregos. Projeto promete revolucionar mobilidade e turismo no Sul.
O governo do Rio Grande do Sul deu um passo histórico ao anunciar a construção de uma ferrovia de passageiros entre Porto Alegre e Gramado, com trajeto de 1 hora, investimento privado de R$ 4,5 bilhões e a geração de mais de 22 mil empregos. A iniciativa, inédita no país por se tratar de uma outorga privada estadual para transporte de passageiros, foi oficializada pelo governador Eduardo Leite em solenidade no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (7/8).
O projeto, que será implantado pela empresa SulTrens, prevê a construção de duas vias férreas independentes, uma para cada sentido, passando por 19 municípios ao longo do trajeto e influenciando diretamente 22 cidades da Região Metropolitana e da Serra Gaúcha.
Trem Porto Alegre-Gramado: mobilidade, turismo e desenvolvimento econômico
A ferrovia terá estações estrategicamente posicionadas, com ponto de partida a 700 metros do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e chegada na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela — epicentro turístico da Serra Gaúcha.
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O novo trem de passageiros do RS oferecerá não só uma alternativa rápida, moderna e segura ao transporte rodoviário, como também impulsionará o turismo e a economia regional, reduzindo o tráfego nas rodovias e promovendo baixas emissões de carbono com trens movidos a eletricidade e diesel.
O trajeto, que hoje pode levar até 4 horas de carro em dias de pico, será feito em 60 minutos, tornando-se uma das conexões ferroviárias mais promissoras do país para o transporte regional.
R$ 4,5 bilhões em mobilidade: marco no projeto ferroviário do RS
O projeto, 100% financiado com capital privado da SulTrens, inclui uma outorga com validade de 99 anos para implantação, operação e exploração da linha férrea.
Segundo o governo estadual, a concessão só foi possível graças à estabilidade fiscal e segurança jurídica conquistadas por meio de reformas estruturantes, que tornaram o RS novamente atrativo para grandes investimentos.
Com início das obras previsto nos próximos anos e operação comercial programada para começar em até 7 anos, a ferrovia contará com:
- 27 cruzamentos rodoferroviários
- 15 pontes e viadutos, incluindo uma passagem sobre a FreeWay (BR-290)
- 9 túneis ferroviários, necessários para superar os desafios topográficos da Serra
Além disso, será exigida da concessionária a entrega de relatórios trimestrais à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), responsável pela fiscalização da execução do contrato.
Mais de 22 mil empregos com nova ferrovia no Sul
A dimensão econômica do projeto é significativa: estima-se a criação de 6.747 empregos diretos e 15.976 empregos indiretos durante o período de implantação e operação, totalizando 22.723 postos de trabalho.
Para o governador Eduardo Leite, trata-se de um divisor de águas para o Rio Grande do Sul. “Hoje, temos um Estado com capacidade de investimento, ambiente estável e condições jurídicas para atrair grandes projetos. Esse trem é mais do que infraestrutura: é turismo, emprego, economia e orgulho para o nosso povo”, afirmou.
Transporte ferroviário de passageiros ganha novo fôlego no Brasil
A iniciativa do governo gaúcho marca um momento importante para o transporte ferroviário de passageiros, praticamente estagnado nas últimas décadas no Brasil.
Com a autorização estadual inédita, o RS pode abrir caminho para um novo modelo de concessões ferroviárias, voltado não apenas ao transporte de cargas, mas também ao deslocamento de pessoas entre grandes centros urbanos e polos turísticos.
De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a proposta é inspirada em modelos europeus de mobilidade intermunicipal. “Trata-se de um projeto moderno, técnico e com visão de longo prazo, alinhado com o que há de mais eficiente em transporte público e mobilidade sustentável”, disse.
Projeto ferroviário RS deve fomentar turismo, ICMS e infraestrutura local
Além de facilitar o deslocamento entre Porto Alegre e Gramado — uma das rotas turísticas mais visitadas do Brasil —, o trem promete aumentar a arrecadação estadual e municipal, por meio do estímulo ao comércio, hotelaria, gastronomia e outros setores ligados ao turismo.
A previsão do governo é que o projeto gere impacto direto na arrecadação de ICMS e impulsione pequenos negócios em dezenas de cidades ao longo da linha férrea.
Investimentos em mobilidade no Sul vão além da ferrovia
Durante o mesmo evento, o governador também assinou ordens de início para obras de acesso asfáltico nos municípios de Quevedos e São José das Missões, com investimentos de R$ 55 milhões. Esses trechos reforçam o pacote de obras de infraestrutura promovido pelo Estado para melhorar a mobilidade urbana e rural em todas as regiões.
Eduardo Leite destaca nova fase do Rio Grande do Sul
“Estamos virando uma página. Hoje, o RS tem as condições necessárias para abrigar projetos estruturantes de verdade”, afirmou Leite. “Com esse novo modelo ferroviário, estamos mostrando que é possível pensar grande e entregar resultados concretos.”
O administrador da SulTrens, Renato Ely, também celebrou o avanço: “Essa ferrovia é só o começo. Queremos que os visitantes levem do Rio Grande do Sul a experiência do que há de mais moderno em mobilidade e turismo.”
O projeto do novo trem de passageiros Porto Alegre–Gramado representa uma virada histórica na mobilidade do Rio Grande do Sul, unindo tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento econômico com impacto direto no turismo e na geração de empregos.
Com R$ 4,5 bilhões em investimentos, trajeto de 1 hora, mais de 22 mil vagas de trabalho e foco em infraestrutura moderna, o RS se posiciona como referência nacional em projetos ferroviários voltados ao transporte de passageiros, mostrando que é possível unir iniciativa privada e visão pública de longo prazo em prol da população.