Google e Apple trocam “Golfo do México” por “Golfo da América” em seus mapas nos EUA, e governo mexicano processa as empresas após silêncio diante dos pedidos formais de correção
A mudança de nome feita pelo Google em seu serviço de mapas gerou reação imediata do governo do México. Nos Estados Unidos, o Golfo do México agora aparece como “Golfo da América”, seguindo declarações do presidente Donald Trump. A alteração, no entanto, não foi aplicada em outros países, como o Brasil.
A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, não ficou em silêncio. Na sexta-feira, 9 de maio, ela anunciou que está processando o Google por essa decisão.
Segundo ela, a empresa não respondeu aos pedidos anteriores para reverter a mudança. “O que dizemos é que o Google coloque ‘Golfo da América’ onde é ‘Golfo da América’, que é a parte que corresponde ao território dos Estados Unidos, e coloque Golfo do México na parte territorial que corresponde ao México e a Cuba”, afirmou.
-
A corrida pelos minerais raros da Amazônia começa — e Brasil precisa decidir se será soberano ou dependente
-
Empresa diz que criou reator capaz de transformar mercúrio em ouro e promete toneladas por ano
-
O repetidor de sinal Wi-Fi pode melhorar a cobertura da internet em casa, mas reduz velocidade e não resolve problemas em residências grandes
-
Fãs da Apple: 5 curiosidades incríveis que poucos conhecem sobre os produtos mais conhecidos da marca da maçã
Além do Google, a Apple também adotou o novo nome em seus mapas nos Estados Unidos. As plataformas seguem o posicionamento político do atual governo americano, o que tem causado críticas e consequências diplomáticas.
O caso agora será analisado na Justiça. O governo mexicano espera que a designação original seja mantida nos mapas digitais que operam em seu território.
Com informações de Xataka.