A nova ferramenta do Google Maps foi anunciada no evento Next’23 e oferece a possibilidade de fornecer informações importantes sobre condições climáticas
No evento Next ’23, realizado pelo Google, foram anunciadas três novas APIs destinadas à plataforma Maps, que têm como objetivo fornecer informações detalhadas sobre condições climáticas e solar e auxiliar empresas, organizações e desenvolvedores na criação de soluções voltadas à sustentabilidade, de acordo com o site Terra.
Uma das APIs inovadoras apresentadas é a Solar API, que se baseia em um modelo de Inteligência Artificial (IA) treinado para calcular o potencial de energia solar no topo de edifícios e construções. Utilizando imagens aéreas e a geometria dos tetos, essa ferramenta também considera fatores como os padrões climáticos da região e a presença de árvores e sombras. Esses dados fornecem às empresas de instalação de painéis solares uma maneira eficaz de avaliar o potencial de geração de energia solar de um local, eliminando a necessidade de visitas físicas.
Esse avanço do Google é uma evolução do Projeto Sunroof, lançado pelo Google em 2015, que agora está acessível para empresas. O novo modelo é capaz de mapear mais de 320 milhões de edifícios em 40 países, proporcionando um entendimento mais preciso do potencial de energia solar em diferentes regiões.
-
White Martins se posiciona a frente no mercado de hidrogênio verde, “combustível do futuro”, e já prepara segunda fábrica, mas mercado segue travado sem regulamentação do governo
-
Exército e Neoenergia instalam usina solar de 339 kWp no DF com economia anual de R$ 852 mil
-
Sabesp inaugura quatro usinas solares e reforça a aposta em energia limpa
-
União Europeia deve ultrapassar 400 GW em energia solar em 2025
Air Quality API do Google: mapeando a qualidade do ar mundial e potencial de energia solar
A API Air Quality é uma adição relevante ao Google Maps, fornecendo informações sobre a qualidade do ar e o nível de poluição em mais de 100 países. Essa ferramenta utiliza uma variedade de fontes, incluindo dados de estações de monitoramento governamentais, informações meteorológicas de sensores e satélites, bem como considera fatores como congestionamentos de tráfego. Com a aplicação de aprendizado de máquina, a API calcula os níveis de diferentes poluentes em áreas específicas, permitindo que os usuários visualizem facilmente a qualidade do ar em diferentes partes do mundo.
Outra API notável apresentada é a Pollen API, projetada para ajudar pessoas alérgicas a entender melhor a concentração de pólen em determinadas regiões. Usando aprendizado de máquina, essa ferramenta identifica áreas com alta concentração de plantas produtoras de pólen e, com base em dados ambientais e climáticos, como direção dos ventos, prevê como o pólen se dispersará. A Pollen API cobre mais de 65 países e proporciona informações úteis para indivíduos com alergias, permitindo que tomem precauções adequadas, tanto em suas cidades locais quanto em viagens.
Compromisso com a sustentabilidade e bem-estar
Com a introdução dessas novas APIs, o Google reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade global de energia. Ao disponibilizar informações precisas sobre energia solar, qualidade do ar e concentração de pólen, a empresa capacita desenvolvedores, organizações e indivíduos a tomar decisões informadas em prol de um mundo mais saudável e sustentável. A combinação de IA, aprendizado de máquina e dados ambientais oferece uma abordagem inovadora para a compreensão e gestão desses aspectos vitais em nossas vidas cotidianas, inclusive no quis diz respeito a energia.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.