Quadrilha coloca novo golpe em prática utilizando o PIX (plataforma de pagamento instantâneo) e causa prejuízo de mais de 10 milhões de reais para prefeituras
Bandidos aproveitaram a instantaneidade da plataforma digital PIX para dificultar o rastreio do dinheiro roubado. Nesse golpe, a maioria das vítimas foram prefeituras de cidades pequenas do sudeste, que perderam uma grande quantia de dinheiro que seria investida em benefício da população local.
Como o golpe do PIX foi efetuado?
Para desviar o dinheiro das prefeituras, a quadrilha especializada em golpes digitais utilizou dados que foram vazados no primeiro semestre de 2021. Ela entrou em contato com servidores que tinham acesso às contas bancárias da prefeitura e se passou por um funcionário do banco. Assim, conseguiu convencê-los de que era necessário atualizar as informações da conta e enviaram um site de banco falso para que eles digitassem os dados novamente.
Com assenhas das prefeituras em mãos, os ladrões começaram a fazer transferências instantâneas para as contas cadastradas. Quando o dinheiro chegava nelas, era transferido pelo PIX para centenas de outras contas, tornando seu rastreamento praticamente impossível. Segundo o delegado Everson Contelli, eles também utilizaram moedas digitais e máquinas de cartão de crédito para efetuar o desvio.
-
Conheça as impressionantes capacidades dos 11 helicópteros Black Hawk UH-60L comprados pelo Brasil por US$ 229 milhões — aeronaves de alta potência e tecnologia que também simbolizam uma reaproximação diplomática com os Estados Unidos de Donald Trump
-
Descoberta impressiona a ciência: “Gelo XXI” é a nova fase da água, com 152 moléculas e formada sob 1,6 gigapascal de pressão
-
4 antivírus gratuitos que protegem, detectam e removem vírus e malwares sem travar o PC
-
Com apenas 10 anos, ele criou um tênis capaz de gerar energia enquanto caminha e recarregar celulares — invenção do jovem inventor já desperta interesse de grandes empresas de tecnologia nos EUA
Além disso, bandidos debocham da facilidade para lavar o dinheiro em áudios encontrados pela polícia. Na gravação, um deles diz: “Manda a foto pelo burlador. Foto da CNH, tá ligado? De boa. O bagulho já aparece na hora se aprovou, se não aprovou. Limite, senha do cartão, já sai tudo. Chegou? Só liga, pum, desbloqueia rápido. Setor de fraudes deles é ruim”.
Polícia prende bandidos e alerta a população sobre o golpe do PIX
Com muita dificuldade, a polícia conseguiu identificar os donos das contas bancárias que receberam o dinheiro roubado das prefeituras. No dia 18 de outubro, 11 dos bandidos foram presos, mas 3 continuam foragidos.
É importante lembrar que qualquer pessoa está exposta a esse tipo de crime. Não confie em supostas mensagens do seu banco, principalmente se for enviado um link para preencher dados. Ligue para o banco através de outra linha telefônica para verificar a procedência do contato.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.