A GM anunciou a demissão de 1.300 trabalhadores em Michigan devido a mudanças na produção após o encerramento dos modelos Bolt e Camaro.
A General Motors (GM), maior montadora dos Estados Unidos, anunciou recentemente a demissão de 1.300 trabalhadores em duas fábricas localizadas no estado de Michigan. As dispensas surgem como resultado da reestruturação da produção, especialmente após o encerramento da fabricação dos modelos Bolt e Camaro. Os desligamentos passam a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2024.
Entenda o motivo que levou a GM a demitir tantos trabalhadores de suas fábricas
No início de janeiro, a GM confirmou a dispensa de 945 trabalhadores na fábrica Orion Assembly, que está passando por uma transição significativa.
O local, responsável pela produção do veículo elétrico Chevrolet Bolt, encerrará essa linha de produção para dar início à fabricação de picapes elétricas a partir do final de 2025.
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A última produção do Bolt em Orion está agendada para a próxima semana.
Além disso, 350 dos 1.400 trabalhadores da fábrica de Lasing Grand River também enfrentarão demissões, decorrentes do término da produção do Chevrolet Camaro.
No entanto, a fábrica continuará a fabricar o Cadillac CT4 e o Cadillac CT5.
Essas demissões são resultados de um acordo entre a montadora e o United Auto Workers (UAW), o sindicato que representa os trabalhadores automotivos nos Estados Unidos.
O acordo, selado no final de outubro, encerrou uma greve que perdurou por seis semanas.
O futuro da General Motors e de sua produção
A GM assegurou que os trabalhadores horistas afetados receberão propostas de emprego em outras fábricas da empresa.
Essa decisão ocorre em meio a uma transformação na indústria automotiva, com a GM comprometida em deixar de vender veículos a gasolina até 2035.
Em outubro, a empresa anunciou a revisão da meta de produzir 400 mil veículos elétricos entre 2022 e meados de 2024.
No mesmo período, a Ford também comunicou ajustes temporários, reduzindo um turno em sua fábrica de picapes elétricas F-150 Lightning EV.
Recentemente, a GM informou aos fornecedores que planeja produzir cerca de 1.600 picapes elétricas F-150 Lightning EV por semana a partir de janeiro de 2024, aproximadamente metade da quantidade inicialmente prevista de 3.200 unidades semanais.
Essas adaptações refletem os desafios e ajustes na transição para a produção de veículos na indústria automotiva.