GM lançou carro elétrico que promete competir diretamente com o BYD Dolphin. O veículo entrega 134 cavalos e chega ao mercado por R$ 65 mil em conversão direta.
A Joint venture da General Motors (GM) com a Saic e a Wuling – SAIC-GM-Wuling (SGMW) lançou um novo carro elétrico para a marca Baojun na China, chamado de Cloud, um hatchback compacto que promete ser rival do BYD Dolphin.
Chamado de Yen Duo em chinês, o novo modelo tem tamanho parecido com o Chevrolet Bolt EUV, medindo 4,29 metros, 1,85 metro de largura e 1,65 metro de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2,70 metros.
Novo carro elétrico da GM – General Motors entrega 134 cavalos
Suas medidas o tornam o maior carro elétrico da Baojun depois do minicarro KiWi e do micro SUV Yep, assim como o primeiro BEV de 5 portas. A plataforma dedicada EV e o formato de minivan tornam o rival do BYD Dolphin muito espaçoso para seu tamanho.
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
O modelo pode acomodar 5 passageiros e disponibiliza até 1.707 litros de espaço de armazenamento com os bancos de trás rebatidos. Com 5 passageiros a bordo, o volume de carga é de 382 litros ou 606 litros caso o assoalho do porta malas seja removido.
O Baojun Cloud vem de fábrica com um motor elétrico dianteiro que gera 100 quilowatts, o equivalente a 134 cavalos de potência e 330 Nm de torque. A montadora disponibiliza duas opções de bateria com capacidades de 37,9 kWh e 50,6 kWh. As classificações de autonomia estimadas no ciclo CLTC da China são de 360 km e 460 km, respectivamente.
A Baojun afirma que o Cloud foi desenvolvido para atender às demandas dos clientes que optam pelo deslocamento urbano, assim como aqueles que apreciam viagens de longa distância. Carregar a bateria de 30 a 80% do estado de carga leva apenas 40 minutos utilizando o carregamento rápido DC.
Carro elétrico da GM chega ao mercado em R$ 65 mil (conversão direta)
Já em relação ao seu design, o Baojun Clou utiliza um formato de um monovolume com destaques incluindo os faróis divididos, lanternas em forma de losango conectadas por uma barra de luz, teto panorâmico que cobre mais de 2 metros quadrados e rodas de 18 polegadas.
O exterior está disponível em três cores que remetem às nuvens. Por dentro, o rival do BYD Dolphin apresenta um interior de dois tons com assentos parecidos a sofás que são costurados à mão utilizando um tecido leve e respirável. O banco possui três lugares na parte de trás e pode ser ajustado até 135 graus para uma experiência mais confortável do passageiro.
O painel é dominado pela tela do console inteligente de 15, 6 polegadas e um painel de instrumentos de 8,8 polegadas, ambos equipados com o novo sistema operacional Ling OS 2.0 com integração de voz. Outros destaques incluem carregamento de celular sem fio, um sistema de câmera panorâmica de 360 graus e iluminação ambiente de 265 cores.
Para um maior conforto, o carro elétrico da GM conta com porta traseira elétrica, Auto Hold e limpadores com sensor de chuva. Há quatro variantes do modelo disponíveis a preços que podem variar de R$ 65 mil a R$ 83 mil. Sendo um grande sucesso, o rival do BYD Dolphin já conta com 10 mil pré – encomendas, de acordo com o CarNewsChina.
JAC Motors também deseja entrar na briga
Além desse carro elétrico da GM que promete ser o rival do BYD Dolphin, a JAC Motors anunciou em julho seu carro elétrico chamado de YIWEY 3, que já foi confirmado no Brasil.
Na China, este será concorrente principal do Dolphin, sendo uma estratégia da empresa para o lançamento de uma submarca do grupo JAC, que contará com outros produtos. Seu design é um pouco mais retrô, contando com faróis de LED redondos, uma traseira um pouco oval, maçanetas ocultas, lembrando muito um carro neo-retrô.