GM intensifica competição na China com lançamento de novo carro elétrico, posicionando-se como rival direto do BYD Dolphin no mercado asiático.
O recente lançamento do novo carro elétrico da GM, com um preço mais acessível que o do BYD Dolphin, causou grande impacto no mercado. Esta novidade abre caminho para que mais consumidores adquiram um carro elétrico, sustentável e econômico sem a necessidade de um grande investimento financeiro. A crescente competição de preços entre as montadoras está se mostrando cada vez mais benéfica para os consumidores, indicando um avanço positivo na acessibilidade e na adoção de soluções de transporte mais ecológicas.
Conheça melhor o novo carro elétrico da GM
O Baojun Cloud conta com o mesmo porte do concorrente, entretanto, custando menos. O carro elétrico da GM é uma mistura entre hatch e minivan, contando com o tamanho do BYD Dolphin Mini e o promete até 460 km de autonomia.
A General Motors entrou na briga dos carros elétricos de entrada na China, um dos segmentos mais aquecidos no momento. A Baojun, marca da empresa que atua no país, apresentou recentemente o Cloud, o mais novo rival do BYD Dolphin e o BYD Dolphin Mini. O formato entre o Hatch e minivan segue o carro elétrico da BYD e o design é completamente diferente dos outros Baojun.
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
Com luzes diurnas interligadas, os faróis são separados bem no meio do para-choque frontal. A GM chama esse estilo de design de estética do céu.
De lado, nota-se uma janela espiã entre as colunas C e D, que aumenta a área envidraçada do carro elétrico. Contudo, a sua traseira é ainda mais diferente, com pequenas lanternas interligadas por baixo através de uma barra de LED. Os refletores ficam integrados à peça que simula um extrator de para-choque.
Por dentro, o Cloud tem quadro de instrumento digital em uma tela de 8,8 polegadas e uma central multimídia em tela flutuante de 15,6 polegadas baseada no sistema LINGOS2, com comando de voz, comandos remotos por smartphones e navegador nativo.
Novo Cloud entrega até 460 km de autonomia
A versão de entrada conta com central multimídia de 10,1 polegadas e ar condicionado digital e automático, espelhos elétricos, piloto automático e câmera de ré. Todos esses equipamentos explicam seu preço inicial, equivalente a R$ 65.700, sendo um carro elétrico mais barato do que o BYD Dolphin Mini.
Versões intermediárias têm autonomia maior e possibilidade do carro carregar outros elétricos. Apenas a versão topo de linha tem iluminação ambiente na cabine com 256 cores, carregador sem fio para smartphone, porta-malas com abertura elétrica e teto solar.
Realmente é o carro elétrico mais acessível da GM e todas as configurações vêm com o mesmo motor elétrico dianteiro de 100 kW o equivalente a 136 cavalos e 20,4 kgfm de torque. Algo que muda entre as versões é a capacidade de bateria.
O modelo de entrada do carro elétrico vem com bateria de 37,9 kWh e autonomia de 360 km, já a versão mais completa do rival do BYD Dolphin vem com a bateria de 50,6 kW hora e roda até 460 km por carga, números considerados padrão chinês de medição. Para meios de comparação, o Dolphin roda até 405 km segundo o ciclo chinês.
Novo carro elétrico da GM pode carregar outros elétricos
O Cloud leva 40 minutos para carregar de 30% a 80% utilizando o carregamento rápido. A versão do carro elétrico com bateria mais potente pode alimentar outros eletrônicos, até servir de carregador para outro automóvel elétrico. O veículo elétrico tem até um porte parecido com o concorrente, contando com 4,29 m de comprimento e 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre eixos e aposta em visual moderno.
Custando cerca de R$ 65.700, em comparação, o BYD Dolphin mais barato é vendido na China a cerca de R$ 79.000. A versão intermediária do modelo com mais autonomia e opção de usar a energia do carro para alimentar eletrônicos sai por R$ 84.500 e oferece mais opções de cores.